Assaí prevê ampliar vendas com 52 novas lojas

O Assaí Atacadista planeja executar um plano de expansão agressivo e aumentar seu volume de vendas neste segundo semestre com uma série de inaugurações de lojas em todas as regiões do país: a meta é fechar o ano com 52 novas unidades, quase o dobro do número de 2021 (28).

A empresa aposta na continuidade do movimento de maior demanda por produtos mais baratos em tempos de inflação e juros elevados, depois de apresentar um lucro líquido de R$ 319 milhões no segundo trimestre (+21% em relação ao mesmo período do ano anterior).

Analistas do Bradesco BBI dizem que a rentabilidade dessas novas unidades, em sua maior parte convertidas a partir da aquisição de hipermercados Extra que pertenciam ao GP em outubro de 2021, será um indicador fundamental para o investidor avaliar se o negócio valeu a pena. “Temos 50 obras em andamento e vamos gerar mais de 10 mil postos de trabalho”, disse o CEO do Assaí, Belmiro Gomes, à Bloomberg Línea.

A expansão ocorre no contexto do processo de conversão – de hipermercados para atacarejos – dos 70 pontos comerciais adquiridos do Extra Hiper.

Na última terça-feira (26), a unidade de Ceilândia (DF) abriu suas portas e, na quinta (28), a loja Campina Grande Mirante (PB). Com as novas lojas, o Assaí dá início às entregas do primeiro bloco de conversões, que prevê a abertura de até 40 unidades até o fim de 2022.

Segundo Gomes, o Assaí começou sua história com a abertura de atacarejos nos bairros de periferia das grandes cidades. Agora com a conversão das lojas do Extra, a companhia aumenta sua presença física em regiões mais centrais, como é o caso da unidade próxima do Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista.

“O formato do atacarejo está se transformando. Aumentamos a oferta de produtos, o sortimento e os serviços, mas o foco ainda é oferecer preços até 15% mais baixos, em média”, afirma Gomes.

Repercussão

O balanço trimestral do Assaí confirmou expectativas positivas de alguns analistas. Houve um forte crescimento nas vendas (+33% em relação ao segundo trimestre de 2021) e no Ebitda (+30% na mesma base de comparação para o indicador de geração de caixa operacional).

“Os resultados mostram que a empresa está em um bom momento ao embarcar na abertura destas lojas convertidas, com os consumidores procurando os preços mais baixos, a inflação apoiando o crescimento das vendas [mesmo que haja algum trade-down – procura por produtos mais baratos], o investimento em preços impulsionando o crescimento do volume e a diluição de custos e a recuperação do tráfego B2B”, disseram analistas do Bradesco BBI.

O Itaú BBA também considerou positivo o resultado do Assaí, destacando que a companhia implementou uma estratégia comercial mais agresssiva, com margem Ebitda de 7,4%, acima do esperado. “Os resultados do segundo trimestre podem gerar mais ventos favoráveis para a ação.”

‘Make or break’

Segundo o CEO do Assaí, um dos efeitos das inaugurações das lojas será aumentar a geração de caixa da companhia e reduzir a necessidade de alocar capital para investimentos em expansão.

Com a aquisição dos hipermercados do Extra em outubro do ano passado, houve um aumento da alavancagem da empresa. A relação dívida líquida/Ebitda atingiu 2,7x, mas a companhia espera que esse patamar seja o pico e que, até o final de 2023, recue para 2x.

O anúncio da venda das lojas Extra Hiper apontava que o preço pago pelo Assaí ao GPA seria de R$ 5,2 bilhões, dos quais R$ 4 bilhões deveriam ser pagos de forma parcelada, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2024. O preço foi apontado como elevado por alguns analistas do mercado.PUBLICIDADE

O CEO do Assaí disse que a localização das unidades do Extra é estratégica, pois se a companhia fosse adquirir esses imóveis no mercado imobiliário teria desembolsado mais.

O relatório do Bradesco BBI sobre o balanço trimestral cita a importância da rentabilidade a ser registrada pelas unidades convertidas para as perspectivas da companhia. “A abertura dessas lojas (adquiridas da GPA) é agora o tema dominante para o caso de investimento de Assaí, e os próximos meses serão ‘make or break’ para mostrar aos investidores se o aumento de vendas (para 3x o nível anterior) é realizável e se o preço pago à GPA valeu a pena (mesmo achando que foi alto).”

Fonte: Blooberglinea

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!