Brasil registra 5,6 milhões de tentativas de fraudes em 2022

Celulares, eletrônicos e informática são as categorias mais afetadas

O Brasil registrou 5,6 milhões de tentativas de fraudes em 2022, de acordo com o Mapa da Fraude da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco. O estudo analisou 312,2 milhões de pedidos realizados no e-commerce brasileiro, feitos via pagamento por cartão de crédito, que totalizaram R$ 5,8 bilhões em ações fraudulentas. Em comparação com o ano passado, as tentativas de fraude apresentaram uma queda de 0,3%, mas os valores ainda foram 4,8% maiores do que em 2021.

O levantamento também apontou o crescimento do ticket médio das fraudes, que foi de R$ 1.046 em 2022, contra R$ 981 em 2021. O segmento de marketplace apresentou 972 mil tentativas de fraudes, e seu ticket médio da fraude é de aproximadamente 2,4 vezes o ticket médio dos pedidos positivos.

Para o diretor-presidente da ClearSale, Eduardo Mônaco, os números apontam um crescimento controlado no número de tentativas de fraudes em razão da desaceleração do comércio eletrônico. “Como era esperado, o ano de 2022 foi marcado por um crescimento moderado do e-commerce brasileiro e pelas incertezas financeiras do consumidor para 2023. Tais fatores contribuíram para a queda diante dos anos anteriores, porém, o período ainda apresentou altos números de golpes, e os consumidores e varejistas precisam ficar atentos”, explica.

Celulares são a categoria mais afetada 

Celulares (8,2%), eletrônicos (8,0%) e informática (4,3%) são as categorias que mais sofreram tentativas de fraudes. Estas também foram as líderes em 2021, com apenas uma mudança: o terceiro lugar foi ocupado pela categoria automotivos, que este ano segue para o quarto lugar (3,4%). Segundo Mônaco, estas categorias apresentam maior liquidez, facilidade de transporte e alta procura em mercados paralelos, por isso ocupam a liderança quase todos os anos.

“O número de fraudadores no e-commerce é equivalente a quantidade de consumidores que migram para o varejo digital todos os dias, tendo em vista que os golpistas procuram vigiar os comportamentos destas pessoas para enganá-las. Algumas das principais ferramentas utilizadas são a fragilidade emocional dos consumidores, que acabam sendo atraídos pelas falsas narrativas criadas e a exclusão digital, fortemente presente no Brasil. É imprescindível que as instituições possuam medidas firmes para combater este crime”, reforça Mônaco.

Assim como no ano anterior, a região Norte segue na dianteira com o maior índice de tentativas de fraude sobre a quantidade total de transações (3,4%). Ela também é a primeira no ranking do ticket médio da tentativa de fraude, com o valor de R$ 1.420. A região é seguida pelo Nordeste (2,8%), Centro Oeste (2,5%), Sudeste (2,1%) e Sul (1,1%).

Fonte: Mercado e Consumo

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