Brasileiro diversifica canais de compra

Pesquisa Kantar mostra que atacarejos e marcas próprias ganham espaço

avanço da inflação tem feito o consumidor mudar seus hábitos de consumo e a parcela daqueles que visitavam mais de oito tipos canais de compras no mês aumentou. Segundo o estudo “Consumer Insights 2022”, da consultoria Kantar,  a fatia, que era de 18,9%em 2021, passou para 26,9% no ano passado.

“Em momento de crise, incerteza econômica, inflação e corrosão do poder de compra, o consumidor tem que fazer o dinheiro render mais, encaixar o orçamento no bolso. Uma das formas é aumentar a chamada ‘omnicanalidade’. Vou em mais canais procurar o melhor acordo, as melhores promoções”, afirma Rafael Kröger Couto, diretor de análises avançadas da Kantar.

Os dados se referem ao consumo de bens de giro rápido, como alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza. Entre os canais de compras pesquisados estão hipermercados, supermercados de diversos tamanhos, atacarejos, lojas de departamento e farmácias.

De acordo com Couto, no comportamento geral do consumo, é verificado uma maior fragmentação das compras. “É um aumento da frequência de compras, mas uma redução do volume por ocasião. O consumidor vai mais ao ponto de venda, mas leva menos, mesmo que no total esteja levando a mesma quantidade”, diz.

Segundo a consultoria Kantar, os consumidores que visitam mais de oito canais de compras são classificados como experientes. Há outros dois grupos: os cautelosos, que visitam até quatro canais de compras; e os dispostos, que visitam de cinco a sete canais. Este último grupo é o maior: representava 55,3% dos consumidores em 2021 e passou a 56,2% em 2022.

Além disso, houve uma redução na fatia dos consumidores que frequentam até quatro canais de varejo por mês, passando de 25,1% em 2021 para 16,7% em 2022.

A tendência de compras concentradas durante a pandemia – pela necessidade de isolamento – ficaram para trás, segundo ele, e há busca maior por preço. “A gente vê um efeito da inflação. O consumidor vai em muitos canais em busca de ofertas e melhores preços. A guerra de preços está mais forte entre as redes”, avalia Luiz Roberto Baruzzi, diretor da Rede SP Supermercados (associação de redes regionais do interior de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, com 200 lojas)

Um dos sinais dessa busca por preço é o avanço das marcas próprias dos supermercados, que tendem a ser mais baratas. Na Rede SP, enquanto a expansão geral de faturamento foi de 10% em 2022 (comparando lojas em funcionamento há mais de um ano), as vendas de itens de marcas próprias cresceram 50%.

Fonte: SA Varejo

Foto: Stock Adobe

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!