Carrefour: o que está por trás do crescimento da margem bruta?

Especialistas que acompanham o mercado de capitais não esperavam avanço do indicador no segundo trimestre

Durante videoconferência de resultados do 2º trimestre realizada ontem (26/07), analistas de mercado comentaram sobre o aumento da margem bruta em praticamente todos os formatos operados pelo Carrefour Brasil  e fizeram perguntas para entender a solidez desse avanço.

Para se ter uma ideia, no consolidado de todo o grupo no País, o indicador cresceu quase 1 ponto percentual – exato 0,7 pp – de abril a maio sobre iguais meses de 2022. No cash & carry, a alta foi de 0,8 pp, alcançando 14,9% no período, enquanto na operação de varejo a evolução foi de 0,5 pp, atingindo 24,4%.

Eric Alencar, CFO da empresa, explicou que o resultado se deve a melhores negociações com os fornecedores, especialmente na bandeira Atacadão devido à maior escala adquirida com a conversão das lojas que eram do Big.

O crescimento da marca própria, que tradicionalmente proporcionam margens maiores, também contribuiu. Elas responderam por 21,2% das vendas do varejo no trimestre, o que representa um crescimento de 1,2% sobre o mesmo intervalo do ano passado.

Outra iniciativa foi reduzir o estoque em 15 dias na operação do Big e em 4 dias no Atacadão. Segundo Alencar, a estratégia consistiu em comprar no último minuto para evitar que os produtos desvalorizassem parados durante o tempo de estocagem em função da atual deflação de alimentos. Ele explicou que o objetivo é sempre repassar para o consumidor o melhor preço, mas que essa medida deverá ser menos utilizada daqui para a frente para não correr risco de ruptura.

Para os analistas, um ponto importante durante a videoconferência era entender o potencial de avanço da margem bruta num cenário competitivo como o do varejo alimentar e diante da conjuntura econômica desafiadora. Stephane Maquaire, CEO do Carrefour Brasil, comentou que o ambiente competitivo está “bem quente no País” e que entre o primeiro trimestre deste ano e de 2022 foram abertas 240 lojas de cash & carry.

“Nós também participamos dessa concorrência. Abrimos unidades Atacadão em locais onde a marca estava presente, diferentemente dos hipermercados, que entramos em algumas novas regiões por meio de conversões. Sabemos que, nesses casos, é preciso mais tempo para maturar as lojas”, avaliou.

Fonte: SA Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!