Cerca de 45% dos consumidores pesquisam sobre as empresas no Google antes de comprar

Estudo foi realizado pela Opinion Box e pela Buscar ID e destaca a importância do SEO na estratégia de marketing

Cerca de 45% dos consumidores pesquisam sobre as empresas no Google antes de realizar compras online, segundo um estudo realizado pela Opinion Box e pela Buscar ID. Foram entrevistados 2.115 consumidores entre janeiro e fevereiro de 2023. O estudo visa analisar o comportamento daqueles que têm o hábito de comprar pela internet, além de auxiliar no marketing digital das empresas, ressaltando a importância do SEO nessa estratégia.

De acordo com o levantamento, os leads de indicações registraram uma taxa de conversão 30% maior do que aqueles gerados por outros canais de marketing, como anúncios em redes sociais ou mídia programática, reforçando o poder da divulgação boca a boca e a confiança atrelada a uma recomendação pessoal.

“A pesquisa foi motivada pelo desejo de compreender as potenciais alterações no comportamento das pessoas ao longo de sua jornada de compra, bem como atualizar nosso conhecimento sobre abordagens eficazes e ineficazes para atender às necessidades do consumidor”, explica Rodrigo Nascimento, fundador da Buscar ID.

Os números mostram que 86% dos consumidores já foram impactados por algum tipo de anúncio relacionado a algo que já pesquisaram, e 80% desse total finalizaram a compra após verem a propaganda, destacando a eficiência do alcance e conversão do retargeting. No entanto, o levantamento aponta que é importante garantir que os anúncios tenham valor para quem é direcionado, evitando bombardear o consumidor com mensagens irrelevantes.

Além disso, 73% dos entrevistados pesquisam sobre a reputação das marcas antes de comprar, mostrando que oferecer produtos de qualidade é de grande importância, além de eficiência no atendimento e transparência nos negócios para uma boa reputação online. Outro ponto identificado é que o e-mail continua sendo o canal predileto das pessoas: 71% delas afirmaram preferir receber comunicações por correio eletrônico.

A pesquisa também revelou que 66% dos consumidores estão dispostos a manter o vínculo com uma empresa após a compra, demonstrando uma oportunidade valiosa para fidelizar clientes e transformá-los em defensores da marca. “Estamos amplamente satisfeitos com a pesquisa. Ela nos revelou dados atualizados sobre o comportamento do consumidor e possibilitou comprovarmos algumas teses”, completa Nascimento.

Imagem: Shutterstock

Fonte: Mercado e Consumo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!