Cesta recheada: Confira quais itens têm aumento de vendas durante as festas juninas

Período apresenta aquecimento das vendas no Nordeste do País. Confira o que a indústria está programando

O frio chega e as vendas aquecem junto com uma das celebrações mais queridas dos brasileiros. Tradicional no País todo, é no Nordeste que as festas juninas se espalham com mais grandeza e chamam turistas e moradores para o consumo de milho, bolo, amendoim, pipoca e outras gostosuras

Data quente para o varejo alimentar, a festa junina impulsiona as vendas de ingredientes dos pratos típicos da tradicional comemoração, especialmente no nordeste. De acordo com dados do Radar Scanntech 22 Vs. 21, no Nordeste a participação da cesta junina no total das vendas superou a registrada no Total Brasil, exceto no mês de maio, que empatou com as demais regiões.

Em relação à 2021, a cesta junina no ano passado teve variação positiva (+8,7%), com ligeira queda de unidade (-0,1%) e aumento de preços (+8,3%). A cesta junina cresceu em média 3,1% nos meses de maio, junho e julho vs a média de 2022, com destaque para o mês de julho, cujas vendas registraram crescimento de 8,1%.

O que vem por aí?

A cesta de festa junina inclui itens como carnes, cachaça, vinho, amendoim, amido de milho, farinha de milho, farinha de trigo, mistura para bolos, farofa, milho para pipoca, pipoca para micro-ondas e doces industrializados prontos. E para aproveitar o momento, como não poderia deixar de ser, a indústria de alimentos se antecipa e já está com tudo pronto para aproveitar o São João. Saiba o que algumas delas estão preparando.

Yoki  cria quermesse nos supermercados loja a loja

25% crescimento das vendas de pipoca de micro-ondas

A General Mills, que tem entre suas marcas a conhecida Yoki, também prevê várias ações nos pontos de venda, com barracas juninas que facilitam a vida do shopper ao entregar uma solução completa em termos de portfólio.

A empresa fará degustações de pipoca de micro-ondas acompanhadas de sanfoneiros para trazer festividade aos supermercados. “Afinal, cheirinho de pipoca e boa música estão em qualquer quermesse”, diz Luciano Watanabe, gerente de trade marketing da companhia.

Segundo ele, o consumo de pipoca, amendoim e outros snacks, batata palha, paçocas e canjicas cresce dois dígitos entre maio e julho se comparado a outras épocas do ano.

Em termos de lançamento, a General Mills levará ao varejo uma edição especial de batata palha, chamada Yokermesse, em uma embalagem maior, mas com o preço tradicional.

São Braz tem novos tamanhos de embalagem

A São Braz, por exemplo, uma das mais tradicionais empresas da região, está preparando novos tamanhos de embalagem para seus produtos tradicionais, como farinhas de milho, canjiquinha e massas de bolo.

“Devido às nossas raízes nordestinas, possuímos um conhecimento aprofundado sobre as particularidades e dinâmicas do mercado durante o período junino. Diante disso, iremos ampliar consideravelmente a exposição tematizada dos nossos produtos em lojas, com a parceria de nossos clientes, além de participar ativamente das ações promovidas pelos supermercadistas”, conta Fred Dominguez, gerente nacional de marketing da São Braz.

A São Braz vai criar ações especiais junto ao varejo com a expectativa de elevar suas vendas em 10% na comparação com o primeiro trimestre e 5% em relação às festas juninas de 2022

A empresa também vai desenvolver estratégias de preço, promoção e exposição para impulsionar o sell out. “Vamos montar barracas juninas para expor os produtos sazonais de forma atraente e organizada, sempre com um trabalho atento de precificação para facilitar a identificação dos preços dos itens e evitar confusões”, continua Dominguez.

Expositores extras serão colocados em locais estratégicos para destacar os produtos e incentivar as compras por impulso. Serão ainda criados pontos extras tematizados para ampliar a visibilidade dos produtos.

A São Braz prevê oferecer descontos e promoções especiais e também criar fortes ações de comunicação e marketing para divulgar a marca, como patrocínio regional do São João pela rede Globo, participação em importantes eventos, ampla mídia em rádio com um pool de emissoras do Nordeste e forte atuação em redes sociais.

Fini  aposta no cross merchandising

45% expectativa de crescimento das das vendas em grandes canais regionais para 2023

Para a Fini, o período entre maio e julho não é importante somente pelas festas juninas, mas também porque compreende as férias escolares. Para aproveitar essa oportunidade de aumento nas vendas, a empresa projetou um calendário de ativações robusto e um enxoval para o shopper.

A empresa mais que dobrou os investimentos para este ano e tem mapeado um alto volume de material para o varejo, incluindo displays, papéis de forração, bandeirinhas e outros adereços que ultrapassam 25 mil unidades. “Dentro do calendário promocional estão previstas ativações envolvendo brindes, promoções e outras importantes novidades. Todo o enxoval foi pensado para dar suporte às execuções realizadas pelo time de merchandising de forma excepcional no PDV”, diz Henrique Quinhonero, gerente de shopper marketing da companhia.

Por não ser uma empresa com temática super junina, mas sim de alto impulso, a Fini aposta em posicionamentos cruzados com outras categorias planejadas para o momento, como paçoca e pipoca. “Somos uma marca focada na busca pela alegria, diversão, criatividade, fantasia e bom humor. Criar ativações e trazer fluxo para as lojas é uma oportunidade de fortalecer novas ocasiões de consumo e construir junto aos varejistas um calendário robusto de ações, levando ainda mais inovação e experiência no ponto de venda”, afirma o executivo.

“Para este ano, a projeção é termos um aumento de 50% (comparado ao ano anterior) nas ativações de barracas juninas Fini instaladas nos varejos”
Henrique Quinhonero – Gerente de shopper marketing da Fini

Cia Müller cria rótulos temáticos para a região Nordeste

A Cia Müller também aposta na exposição especial dos seus produtos no período e por isso pretende criar materiais promocionais com o tema junino para o varejo. Além disso, a companhia pretende lançar para a região Nordeste rótulos temáticos de São João nas latas de 350 ml e garrafas de 965 ml.

A dona da famosa Cachaça 51 e de várias bebidas mistas alcóolicas também poderá ter lançamentos para a data, que estão sendo estudados. E prevê a degustação das bebidas em PDVs, tudo para entender e agradar o shopper.

A dona da famosa Cachaça 51 pretende trazer lançamentos especiais para a data, com latas e garrafas temáticas de São João, e prevê ainda ações de degustação em loja

Fonte: SA Varejo

 

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