Cinco dicas para a gestão de relacionamento para os supermercadistas colherem os melhores resultados

Especialista mostra os principais aspectos diante do cenário favorável para empresas que investem em relacionamento

Os brasileiros estão gastando mais dinheiro em compras feitas em estabelecimentos que oferecem programas de relacionamento ou fidelidade. Os dados são da pesquisa Consumer Scan, feita em 2020 pela BrandLoyalty,  empresa especializada em estratégias de fidelidade, e apontam para 80% dos respondentes que têm sentimento positivo em relação a campanhas de relacionamento com o formato de itens colecionáveis.

Para Gustavo Bortotti, gerente de relacionamento da Yank Solutions, a empresa que busca crescer e prosperar precisa entender muito bem o seu produto ou serviço, mas também o relacionamento com o cliente. “Muitas empresas podem até achar que estão trazendo um bom produto ou serviço para o mercado, mas seus clientes não estão fidelizados. Quanto maior for a oportunidade que você der para seus clientes, melhor será para o seu negócio”, diz.

Para a melhor gestão de relacionamento de empresas de diferentes segmentos, Bortolli destaca os seguintes aspectos:

  • Ferramentas
  • Conhecimento
  • Dados
  • Pesquisa
  • Personalização

Ferramentas

 

“Os softwares de CRM são necessários para gerenciar todas as interações entre empresa e cliente, assim como observar consumidores em potencial. Para construir um relacionamento duradouro, temos que atender as necessidades de cada cliente, sem perdê-lo de vista”, ensina Gustavo.

Conhecimento sobre o cliente

 

“Identifique onde ele mora, produtos e serviços que mais gosta, os canais que prefere contato, suas necessidades. Para qualquer relacionamento dar certo, é essencial conhecer a pessoa”, afirma.

Interprete os dados

“Ao interpretar todos os dados conseguimos ver tanto quem são os clientes fiéis, como também aqueles que podem se tornar fiéis e também os que não tem interesse no produto ou serviço”, explica o executivo da Yank Solutions.

Pesquisa

“Ouvir o que o cliente tem para falar sobre sua marca é essencial para montar estratégias de curto, médio e longo prazo. Faça pesquisa de satisfação, abra algum canal em que eles possam ter voz. A partir dessas manifestações será possível traçar ações e antecipar soluções que atendam as necessidades do cliente”, aponta Bortotti.

Personalização

“Personalizar seus produtos e serviços para que atenda as necessidades de cada consumidor, como mostrar novidades de produtos ou promoções, por exemplo. Oferecer uma experiência única ajuda a marca a ser sempre lembrada”, completa Gustavo Bortotti, da Yank Solutions.

Fonte: Super Varejo

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