Cinco tendências que vão manter as empresas competitivas até 2025

Segundo Andrea Bell, VP de Insights do Consumidor da WGSN, a cultura digital descentralizada e a criatividade sintética serão alguns dos pilares do mercado no futuro

A polarização política, as incertezas econômicas, a crescente desigualdade e as mudanças climáticas vão continuar avançando no mundo, que será dominado pela “policrise” em 2025. Essa é apenas uma das forças motrizes que vão moldar o cenário macroeconômico e de negócios nos próximos anos.

Esse foi o tema da palestra liderada por Andrea Bell, vice-presidente de Insights para o Consumidor da WGSN, na 13ª edição do Retail’s Big Show, um dos mais importantes eventos do mundo voltados para o varejo, que acontece até terça-feira, 17 de janeiro, em Nova York.

“A pandemia elevou o nível de estresse, deixando as pessoas perto da ira. Estamos mais ansiosos do que nunca. A inflação vai tirar o sono da população em 2023. A confiança do consumidor caiu e isso é um alerta, pois vai piorar antes de melhorar”, diz.

Segundo ela, as empresas precisarão repensar os modelos de negócios tradicionais, tornando a natureza e suas necessidades parte da estrutura operacional central.

“A sustentabilidade tem que fazer parte da cultura das companhias. Sustentabilidade na cadeia de produção. Sustentabilidade na cadeia colaborativa. Sustentabilidade no dia a dia da empresa. Essa tendência na verdade cria oportunidades, como unidades ecológicas e um tipo de revolução de energia solar. As empresas podem aproveitar e se adequarem neste sentido”, revela Andrea.

A grande migração

Outro ponto impactado diretamente pela pandemia foi o que Andrea chama de ‘A Grande Migração’. Quem trabalhava nos escritórios passou a fazer home office. E mesmo com o fim da pandemia, muitas empresas mantiveram a opção do trabalho remoto. Essa mudança tornou possível os chamamos de nômades digitais, que são aquelas pessoas que podem viver onde quiserem por ter um trabalho 100% remoto.

“As pessoas estão migrando de um lugar para o outro e foram incentivadas pela pandemia. Isso não tem a ver apenas com trabalho. As pessoas estão saindo de lugares onde não se sentem à vontade. Lugares onde sofrem preconceito. Saindo de grandes centros e voltando para suas cidades de origem. São inúmeras situações. E as empresas têm que saber lidar com isso”, garante.

Cultura digital descentralizada

Andrea destacou outras duas importantes forças globais para os próximos anos: a descentralização da cultura digital e a criatividade sintética.

“Hoje a digitalização não está apenas em um lugar. Temos aplicativos para diferentes usos, para diferentes pessoas. Um jovem utiliza a internet de um jeito diferente de alguém que é 20 anos mais velho. E temos até a geração que já passou pelo digital e que agora está saindo dele, como os millenials. As empresas têm que entender as oportunidades criadas por isso. Cada uma se adequa ao seu público. E do melhor jeito possível”, alerta.

Criatividade sintética

E falando sobre a tal criatividade sintética, a inteligência artificial já é uma realidade. “Inúmeras empresas já estão utilizando a IA, de maneiras distintas. Desde o atendimento personalizado à produção em escala. Hoje em dia, os quadros já são pintados por inteligência artificial. Obras de artes podem constar na parede de lojas a cada semana sem a dedicação de um renomado pintor. E as pessoas se identificam. E até gostam disso. Hoje em dia preferem até um influenciador digital feito por uma IA a uma pessoa real”, revela Andrea.

E a VP de Insights do Consumidor da WGSN finalizou o painel com um alerta: “as empresas que quiserem estar prontas para o futuro devem se modernizar e seguir adiante com iniciativas dentro desses cinco pilares (policrise, natureza, migração, descentralização da cultura digital e criatividade sintética). Se adaptar às mudanças da sociedade é fundamental para a sobrevivência”.

Fonte: Mercado & Consumo

Imagens: Shutterstock

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!