Como preparar os seus negócios para o metaverso e se beneficiar dele

A partir de 15 de agosto, aprenda, de forma online e gratuita, a usar o ambiente virtual ao seu favor e a favor de sua empresa

Não é novidade o fato de a pandemia ter acelerado exponencialmente a digitalização dos negócios. E mesmo depois das atividades presenciais terem voltado a acontecer, a tendência é que os investimentos em tecnologia sigam fazendo parte da realidade das empresas. Uma pesquisa feita pela consultoria Americas Market Intelligence, em parceria com a Visa, indica, inclusive, que quase metade das 30 empresas mais inovadoras da América Latina são nativas digitais, ou seja,  já nasceram digitalizadas.

Mas a digitalização vai muito além da presença das empresas na internet. Mais do que encontrar um espaço nas redes sociais, a digitalização inclui também utilizar os benefícios da tecnologia para potencializar os negócios.

Outro estudo, feito pelo The Economist Intelligence Unit, a pedido da Microsoft, revelou em quais tecnologias as empresas mais investiram durante a pandemia. O resultado foi: 50% investiram em soluções de dados, softwares e serviços acessíveis por meio da internet; 40% em ferramentas inteligentes (IA), como sistemas de gestão e chatbots; 33% em ferramentas de machine learning com o objetivo de interpretar dados e aprender com eles; e 31% em Internet das Coisas (IoT).

Dentro desse processo de conectividade, entram também os ambientes virtuais e, consequentemente, o metaverso.

O metaverso e seu impacto nos negócios

Apesar de o conceito ainda estar no campo das ideias e haver um longo caminho a ser percorrido até que a imersão em uma nova dimensão da experiência humana aconteça de fato, o metaverso já pode ser considerado um futuro inevitável e uma evolução do modo de consumo atual.

Segundo uma pesquisa da consultoria Gartner, até 2026, 25% da população mundial passará uma hora por dia no metaverso. Não é 100% possível ter certeza dos benefícios e dos riscos que essa nova realidade trará, mas é preciso estar preparado. Por conta disso, empresas das mais diversas áreas estão fazendo experimentações para se ambientar nesse universo e sair na frente.

Para se ter uma ideia, recentemente, a Heineken lançou a cerveja Silver primeiro no metaverso e só depois disponibilizou ao mundo real para que os interessados pudessem sentir o seu sabor. Outra marca famosa, a Gucci, criou no metaverso uma réplica perfeita do seu famoso jardim, oferecendo aos usuários uma experiência imersiva no mundo da moda. E a Nike lançou um novo modelo de tênis também no metaverso. E esses são apenas alguns exemplos de ações e testes nesse ambiente virtual.

Mas como entrar no metaverso?

A entrada em um ambiente como esse exige investimentos de longo prazo e, eventualmente, transformações culturais e no modo de operação. Os líderes precisam pensar em novas estratégias, explorando produtos e serviços que caibam dentro desse ambiente. Antes de tudo, porém, é importante questionar o que significa essa mudança para a empresa, analisando diferentes cenários.

E mais: todos os empreendedores, executivos e profissionais que têm interesse em fazer parte do metaverso precisam, primeiro, se munir de conhecimento, se familiarizar com as novas tecnologias e saber dominar as técnicas necessárias para atuar no ambiente virtual, entendê-lo e, assim, se beneficiar de todas as inúmeras possibilidades que essa nova realidade pode oferecer.

Skills para fazer parte do ambiente virtual

Para ajudar a alavancar os negócios dentro do metaverso, não importando o nicho de atuação da empresa, a EXAME disponibiliza, de forma 100% online e gratuita, uma série de quatro aulas ministradas por Rodrigo Godoy para guiar os interessados por esse novo mundo e prepará-los para dominar as técnicas e ferramentas dessa nova tecnologia.

Godoy é especialista em educação e carreiras.  O VP da EXAME Academy é bacharel em história, tem master em comunicação e certificação em interação homem-computador pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de mais de 12 anos de experiência com educação digital.

Além do foco nas empresas, o curso, que acontecerá de 15 a 23 de agosto, tem também os mais diversos tipos de profissionais como público-alvo, mostrando como é possível utilizar o metaverso para ganhar mais na carreira. Para se inscrever na série “Explorando o Metaverso”, clique aqui.

Fonte: Exame

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!