Compras em supermercados: para além do abastecimento, uma experiência cultural

Frequentar um supermercado é mais do que uma simples tarefa de abastecimento do lar. É uma experiência que impacta em diversos aspectos a vida cotidiana familiar, mexendo, inclusive, com a memória afetiva do consumidor. Afinal, quem não guarda com carinho a lembrança de uma ida ao supermercado para comprar produtos especiais para promover um encontro de família, uma festa para amigos ou uma ceia de Natal? E é pensando nisso que os profissionais do setor estão sempre buscando tornar a experiência cada dia melhor.

Cada etapa da compra proporciona uma oportunidade de interação com marcas, produtos, colaboradores e ambientes que podem ser levadas em consideração pelo setor como oportunidades de fidelização, aumento do ticket médio e posicionamento da empresa no segmento.

Ao entrar no supermercado, somos imediatamente envolvidos por uma sinfonia de cores, aromas e texturas: corredores alinhados, produtos frescos e sazonais, embalagens chamativas, promoções tentadoras, degustações, trade marketing e exposição da FLV com vaporizadores, entre outros. A disposição estratégica dos produtos nas prateleiras, os displays elaborados e as promoções-relâmpago criam um jogo visual e sonoro cativantes e estrategicamente pensados pelo marketing com impacto direto na percepção de satisfação.

Além disso, a tecnologia tem levado novas dimensões à experiência de compras em supermercados. Aplicativos móveis, self-checkouts, robôs para atendimentos e programas de fidelidade digitalizam e agilizam o processo, proporcionando conveniência aos consumidores modernos e antenados. Câmeras de segurança com reconhecimento facial adicionam mais segurança à jornada.

Esses elementos combinados criam um ambiente humanizado e atraente, fazendo com que a experiência vá muito além da compra de alimentos, transformando a ida ao supermercado em uma atividade social e cultural. Ao priorizar a satisfação do cliente, a inovação e a transparência, os supermercados podem se destacar em um mercado competitivo e construir uma base de clientes leais e multiplicadores da sua marca.

Fábio Queiróz é presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e primeiro vice-presidente da Associacion de Las Américas de Supermercados (ALAS)
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Fonte: Mercado & Consumo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!