Compras online em supermercados e farmácias dispararam durante a pandemia

No último ano, cerca de 78% dos brasileiros e brasileiras fizeram compras online no período que antecedeu a pesquisa contrataram serviços de entrega de itens de supermercado e farmácia ao menos uma vez ao mês. Quase 90% afirmaram ter feito mais compras online nesses estabelecimentos do que antes de a pandemia começar. É o que aponta a pesquisa Consumo Online no Brasil*, realizada pelo PayPal, líder global em pagamentos eletrônicos.

Segundo o estudo, a maioria das compras online mudou de mensal para semanal ou quinzenal durante a pandemia. E, segundo os respondentes, quando a crise sanitária acabar, esse método de aquisição se manterá em níveis mais altos do que há dois anos.

A pesquisa descobriu também que os consumidores gostam da experiência de fazer suas compras cotidianas online, e consideram essa tarefa fácil e prática. Além disso, eles mantêm um registro de seus pagamentos online para despesas diárias e declaram que suas compras são planejadas, não ocorrem por impulso.

Os consumidores online se preocupam com a segurança de suas compras de supermercado e farmácia online, independentemente do serviço, produto ou canal onde compram. Nesse contexto, a segurança e as garantias contra fraudes aparecem como principais vantagens do uso de carteiras digitais.

Desde o começo da pandemia, o faturamento online passou de 10% (de tudo o que é vendido no varejo brasileiro) para mais de 21%, segundo a FGV. Por causa do coronavírus, claro, mas também porque o processo é mais fácil, rápido e seguro – como a pesquisa “Consumo Online no Brasil” demonstra.

A seguir, os destaques do estudo, na vertical de supermercados e farmácias.

Tempo e dinheiro.

  • De acordo com a pesquisa, 90% dos entrevistados afirmam que suas compras online ou via aplicativos em farmácias e supermercados aumentaram durante a pandemia.
  • Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 36% dos brasileiros compravam mantimentos ou remédios de forma online diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia que se seguiram, esse índice ultrapassou os 55%. E os entrevistados pelo estudo do PayPal acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia.
  • 89,8% dos brasileiros e brasileiras admitem gostar de comprar mantimentos e produtos farmacêuticos online ou por meio de aplicativos porque economizam tempo; e 89,5% o fazem porque economizam dinheiro – compram apenas o que precisam.
  • 88,6% dos respondentes dizem conseguir acompanhar melhor suas despesas de farmácia e supermercado quando pagam online ou via apps.

Meios de pagamento.

  • Os cartões de crédito são o principal meio de pagamento online em farmácias e supermercados (76,2%), seja entre homens e mulheres seja por faixa etária. Em seguida vêm os cartões de débito (62,2%), o Pix (42,8%), as carteiras digitais (29,3%), o dinheiro em espécie (11,1%) e a transferência bancária (5,2%).
  • Segundo o estudo, quem usa carteiras digitais para fazer compras em farmácias e supermercados tende a fazer isso com mais frequência (82% dos casos). Nesta vertical, a porcentagem de homens e mulheres que fazem compras com carteira digital sempre ou quase sempre é praticamente a mesma (em torno de 80%).
  • 83,1% dizem que as compras online de supermercado e farmácia já fazem parte do dia a dia.

Preocupação com saúde e segurança.

  • 78,1% dos entrevistados disseram fazer compras de mantimentos ou produtos farmacêuticos online ou por meio de aplicativos por motivos de saúde ou para evitar o contágio.
  • 61,8% estão preocupados com a segurança dos pagamentos online/via aplicativo ao comprar mantimentos e produtos farmacêuticos – índice que cai para menos de 40% quando a compra é realizada via carteira digital.

Boa experiência e futuro.

  • 92,1% gostam da experiência de fazer compras online de supermercado e farmácia.
  • 93% pretendem continuar a fazer compras online de supermercado e farmácia quando a pandemia acabar. Diferentemente do que se pode imaginar, a maioria dos pesquisados afirma que esse tipo de pagamento facilita o controle das despesas.
  • A pesquisa destaca também que brasileiros e brasileiras têm a intenção de incluir, nos próximos cinco anos, ainda mais produtos e serviços em seu cotidiano de compras online ou via app – como água e luz, entretenimento e educação. Entre as tecnologias mais citadas neste futuro próximo estão as carteiras digitais e os QR Codes.

Fonte: New Trade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!