Datas comemorativas no final de ano contribuem para geração de emprego no Brasil
Setor supermercadista deve ser responsável por gerar mais de 45 mil vagas temporárias em todo território nacional durante o Natal. Especialista dá dicas para conquistar vagas.
Black Friday, Natal e Ano Novo, são muitas as datas que movimentam a reta final do ano e aquecem a economia nacional. Com uma maior demanda de vendas, sobretudo no varejo, este período é marcado pelas contratações temporárias, uma vez que as empresas buscam reforçar o time de funcionários para atender aos clientes. Em 2022, a expectativa é que o mercado brasileiro disponibilize mais de 109 mil vagas de emprego temporário durante o Natal, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Caso a expectativa se concretize, esta será a maior oferta de trabalho para a data comemorativa dos últimos nove anos. Os números só não superam as 115,5 mil vagas disponibilizadas em 2013. Já o Ceará, este ano, deve gerar cerca de 2,65 mil vagas de trabalho temporário no varejo para o Natal.
Com potencial para liderar o número de vagas disponibilizadas, o setor supermercadista deve ser responsável por gerar mais de 45 mil vagas temporárias em todo território nacional durante o Natal. O segmento de vestuário aparece logo em seguida com 26 mil novos postos de trabalho.
Diante das oportunidades, as pessoas que estão buscando emprego devem se preparar para aproveitar o momento e conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. Além de conseguir a vaga temporária, utilizar as melhores estratégias para transformar o trabalho em fixo é o grande diferencial.
Para Márcio Monson, gestor e CEO da Selecty, plataforma de recrutamento e seleção, o futuro colaborador deve começar investindo no processo de seleção, apostando em um perfil profissional bem preenchido nos sites de vagas de emprego. “É importante reservar um tempo para isso, atentando-se, principalmente, às informações solicitadas [por quem oferece a vaga], para que nada deixe de ser informado”, comenta.
Outro ponto importante é a carta de apresentação, que deve mostrar as experiências, metas alcançadas e projetos já realizados. “A candidatura deve ser feita com dedicação, ou seja, é a oportunidade de o candidato demonstrar seu interesse pela vaga e o momento de ‘vender seu peixe’. Dessa forma, também fica mais claro para o recrutador identificar e compreender as vivências do profissional”.
Para este propósito, o LinkedIn, rede social com foco nos perfis profissionais, é uma grande fonte para os recrutadores. No entanto, para alcançar resultados com a rede, é necessário atualizar o perfil com constância, não apenas durante o período de candidatura a uma vaga.
No LinkedIn, Márcio ainda chama a atenção para o uso das palavras-chave no perfil. “Muitos recrutadores buscam profissionais por meio do hunting no LinkedIn. Por isso, para o candidato ser encontrado, ele precisa informar qual sua área de trabalho, habilidades e competências, formação, pois, segundo o próprio LinkedIn, ‘durante uma pesquisa na plataforma, todos esses campos são analisados pelo algoritmo para definir quem irá aparecer nos resultados”, explica.
Quem está em busca de conquistar a tão sonhada vaga, também é importante:
- Manter contato pelas páginas oficiais das empresas;
- Ser pontual na entrevista e mostrar conhecimento a respeito da empresa que está contratando;
- Ficar atento ao e-mail para não perder às comunicações dos recrutadores;
- Ser proativo e valorizar os feedbacks para transformar a vaga temporária em fixa.
A última dica vale para quem conquistou a vaga temporária e agora está buscando o próximo passo.
Dedicação, criatividade na resolução de problemas, postura no ambiente corporativo, capacidade de adaptação e flexibilidade, iniciativa e organização, e socialização e interação com pessoas de diferentes áreas são algumas das características levadas em consideração pelas empresas.
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