Descubra cinco estratégias para manter os colaboradores em seu varejo

Ter uma cultura organizacional sólida e permitir o crescimento dos profissionais são algumas das formas de minimizar a rotatividade

Manter colaboradores no varejo pode ser desafiador, ainda mais em empresas menores onde a rotatividade é ainda maior. Por isso, é preciso implementar estratégias focadas no fortalecimento da cultura organizacional e na experiência do colaborador.

Após aplicadas, é importante também monitorar alguns indicadores como a redução da rotatividade, o aprimoramento do clima organizacional, o retorno de colaboradores à empresa e a referência de amigos para novas vagas – tudo isso, para avaliar a efetividade das ações implementadas.

Pensando nisso, Fernanda Cardoso, diretora de Talentos da All Set, destacou cinco estratégias que você pode começar a aplicar em sua rede para fidelizar o público interno.

Cultura organizacional sólida 

Para a especialista, uma cultura organizacional robusta é a base para a retenção de talentos, pois é a partir dela que são definidos os valores, crenças e comportamentos que permeiam a empresa, e o alinhamento desse processo deve ser realizado logo no recrutamento.

Desenvolvimento contínuo 

Permitir que seus colaboradores tenham a oportunidade de avançar em suas carreiras na empresa ajuda a mantê-los mais engajados e leais. Nesse sentido, algumas das soluções que podem ser aplicadas são programas de treinamento, materiais e oportunidades de aprendizado.

Gestão humanizada 

Segundo a especialista, é fundamental promover uma jornada satisfatória com feedbacks construtivos, reconhecimento do desempenho e atenção às necessidades individuais. “Os gestores desempenham um papel vital na relação entre a empresa e seus talentos, e uma liderança que se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores é essencial”.

Política de remuneração e benefícios competitivos 

Essa estratégia não se limita apenas aos salários, mas inclui também pacotes de benefícios que atendam às demandas de saúde, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e oportunidades de crescimento financeiro.

Acompanhamento da experiência do colaborador 

Investir em programas de reconhecimento e celebração reforçam uma cultura de valorização e pertencimento. “É fundamental se atentar aos estágios do ciclo de vida na empresa, desde a atração até a saída. Dessa forma, a empresa acompanha cada etapa e mantém uma visão centrada no colaborador, respeitando suas singularidades e necessidades”, finaliza Fernanda.

Fonte: SA Varejo

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