Divisão de queijos da Vigor vai representar 60% da receita em três anos

Em 2022, as vendas do produto ficaram perto de R$ 1,6 bilhão e representaram 40% da receita

Desde 2019 a Vigor, controlada pelo grupo mexicano Lala, vem investindo para desenvolver sua divisão de queijos, uma das quatro dos negócios da companhia. A meta é de que no final dos próximos três anos a divisão represente 60% da receita da companhia.

No ano passado, com as vendas de queijos da companhia perto de R$ 1,6 bilhão, a divisão representou 40% da receita. O presidente da Vigor, Luis Gennari, não deu detalhes da receita total da empresa, mas revelou alguns dos próximos movimentos relacionados à estratégia.

O plano inclui um aporte de R$ 100 milhões apenas neste ano na área de queijos, destinado a fábricas, marketing e capital de giro para manter estoques. Há, ainda, a parceria com produtores mineiros em um projeto que visa incentivar o consumo de queijo artesanal no país.

Desde que assumiu em janeiro de 2020, a contribuição para o desempenho que Gennari considera positivo veio, sobretudo da divisão de queijos, que avançou na média de 20% ao ano. Em 2022 cresceu 30%. As outras três áreas de negócios são lácteos (iogurtes e sobremesas), margarinas e maioneses, e a que atende empresas de todos os tamanhos. “Tínhamos surfado de forma muito especial o lançamento do grego no mercado de iogurtes [até 2019], o que colocou a companhia em outro patamar no cenário nacional de alimentos. Mas a gente precisava ser Vigor além do [iogurte] grego”, revela.

De acordo com o executivo, a companhia fez aportes estruturais e em marketing que ajudaram a “dobrar” o negócio de queijos no período entre 2019 e 2022. A Vigor conseguiu ganhar espaço porque aproveitou a onda da “gourmetização”. Fora o interesse crescente das pessoas por cozinhar, os momentos de aperitivo (mesmo os “happy hour” de forma virtual que ocorreram na pandemia) também ajudaram a impulsionar as marcas Faixa Azul e Vigor.

Ele conta que a empresa está de olho no consumidor que busca diferenciar um pouco o dia a dia  – “aquele que põe um pouco de parmesão na salada verde”, exemplifica. As pessoas que têm esse perfil pertencem a uma faixa de poder aquisitivo que não foi tão afetada pelo contexto econômico, mas o gosto por diversificação não é restrito à classe social.

“A questão sócio demográfica não é mais suficiente para traçar perfil de consumo. Não olhamos só para ela”, disse. O que a classe social, na realidade, determina, é o ritmo de compras. Em outras palavras: quem tem menor poder aquisitivo também vai comprar um queijo diferente para aperitivo, mas menos vezes.

Gennari ressalta que o desafio dessa indústria – e não apenas da Vigor -, é desenvolver a categoria observando esses potenciais. Uma das formas para ampliar vendas é desenvolver as ocasiões de consumo, além de ampliar o portfólio de produtos.

Entre as estratégias da companhia, está a fechamento de parcerias com pequenos produtores mineiros objetivando incentivar o consumo de queijo artesanal. O executivo explica que a Vigor disponibiliza, aos produtores, acesso a seus fornecedores, à sua equipe técnica e à capilaridade logística, mas o modelo não é o de sociedade. “Não muda nada na produção deles”, reforça. A ideia da Vigor é ‘assinar embaixo’ de produtos com qualidade reconhecida para incentivar as vendas na categoria. São queijos premiados internacionalmente.

Sobre boatos de que o grupo Lala teria interesse em vender a empresa, o executivo é categórico ao afirmar que a informação não procede. “Não estamos à venda. Não há nenhuma intenção direta. A Vigor é um negócio que eles visualizam como oportunidades para contribuir com o crescimento do grupo”, afirma.

Fonte: SA Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!