E-MAIL MARKETING E NEWSLETTER: DICAS PARA VENDER MAIS USANDO ESSAS FERRAMENTAS

Estar na internet em 2022 é saber que a competição é acirrada. E-commerces, sites, redes sociais, marketplaces, portais de notícias – o que não falta é conteúdo, além de possibilidades de encontrar qualquer coisa que você procure. Mesmo assim – e talvez por isso mesmo -, algumas ferramentas vêm ganhando mais importância para quem tem uma loja virtual.

Que tal, então, usar essa ferramenta a seu favor? Para se comunicar com seus clientes – e prospects – dessa maneira, você pode optar por dois caminhos: e-mail marketing ou newsletter. Eles não são a mesma coisa, e entender suas diferenças – e os momentos ideais para utilizar cada um – é essencial para alavancar suas vendas.

Para desvendar todo o potencial e indicar estratégias para aumentar o faturamento do seu e-commerce usando e-mail marketing e newsletter, preparamos este artigo completo.

O que é e-mail marketing?

Vamos começar pelo conceito: e-mail marketing é a comunicação direta, por e-mail, entre uma empresa e seus clientes – ou possíveis clientes que estejam cadastrados em uma base de contatos, o famoso mailing.

O principal foco de todo e-mail marketing é a conversão, ou seja, vender! Por isso, a seleção desse mailing é tão importante, assim como a construção do e-mail, que pode ser em texto ou HTML e apresentar produtos, promoções e até conteúdos. Na maior parte das vezes, o envio de e-mail marketing é feito usando ferramentas de disparo de e-mails.

O que é newsletter?

Enquanto o e-mail marketing é uma parte importante da comunicação para captar leads e aumentar as vendas, a newsletter é uma ferramenta responsável pelo fortalecimento de marca e melhorar a qualidade do relacionamento com os clientes.

O principal objetivo de uma newsletter é a informação. É através desse formato de e-mail que você pode aprofundar a relação com o seu público-alvo – no caso, consumidores do seu e-commerce – ao falar sobre assuntos que sejam do interesse dele sem necessariamente vender um produto. Ou, então, mostrar que você tem produtos disponíveis para solucionar determinado problema ou atingir determinada meta.

Ou seja, as palavras-chave aqui são branding e curadoria. Newsletter ajuda a construir marca!

E-mail marketing ou newsletter: qual devo usar?

Se você prestou atenção no papo aqui em cima, já sabe a resposta: depende do seu objetivo. Tanto o e-mail marketing quanto a newsletter podem trazer impactos positivos para a sua loja virtual, e o ideal é usar os dois formatos para nutrir seus clientes com as informações de que eles precisam e as ofertas que eles não podem perder.

Se a sua intenção é captar novos clientes, reativar uma base consumidora e aumentar as vendas de um determinado produto, a resposta é e-mail marketing.

Agora, se você deseja compartilhar conteúdo relevante com seus consumidores, informações que estão relacionadas ao universo do seu e-commerce e, de alguma forma, aprofundar essa relação comercial, a resposta é newsletter.

Vale atentar-se também à periodicidade desses formatos, já que ninguém gosta de receber uma avalanche de correspondências virtuais. Use e-mail marketing em situações de campanha, com sazonalidade bem definida e propósito certo. Ou seja, começo, meio e fim!

Vendas e e-mail marketing

Boa parte da comunicação de um e-commerce é feita via e-mail. São muitos que podem ser automatizados para diferentes momentos: gerar boletos, dar boas-vindas pelo cadastro realizado, solicitar alteração de senha e, claro, comunicar ofertas e vender mais.

Para construir um bom e-mail marketing, esse destinado a aumentar as vendas, é necessário atentar-se a alguns detalhes, começando pelo destinatário. Quem vai receber essa oportunidade que você está enviando? Cuidar para que a base de clientes esteja interessada nas suas ofertas é meio caminho para a conversão!

Apesar de parecer óbvio, é importante ressaltar esse detalhe, pois existem muitas empresas que fazem venda de mailing e prometem resultados maravilhosos, mas que nem sempre são alcançados. Para criar uma boa base, é preciso cultivá-la, e talvez isso leve tempo mesmo.

Para criar essa base de e-mails, você pode optar por diversas estratégias: panfletos em estabelecimentos do seu bairro que tenham a ver com seu e-commerce, “isca” digital no seu site – que tal oferecer um cupom de desconto para quem se cadastrar? -, link na bio do Instagram da sua loja…

Seja qual for a maneira que você escolher, o importante é manter essa lista sempre atualizada e organizada!

Dicas para vender mais usando e-mail marketing

Agora que você já sabe tudo sobre e-mail marketing, como criar sua base e a importância dessa ferramenta, vamos ao que interessa: como vender mais usando esse recurso?

Foco no cliente

A primeira, mais valiosa e mais importante dica para vender mais usando e-mail marketing é: conheça seu cliente. Ele deve ser sempre o foco na hora de pensar as promoções a serem comunicadas, a linguagem dos e-mails e a estratégia de divulgação das promoções.

Cronograma de e-mail marketing

Outra dica importante é pensar no cronograma: quantas vezes você vai ativar esse contato por e-mail? Em que momento do dia será mais oportuno enviar essa mensagem? O segredo de quase todo bom negócio está no planejamento. Por isso, crie essa agenda seguindo o funil de vendas – do primeiro contato até o fechamento do negócio.

Faça testes

Uma das grandes vantagens do ambiente virtual e da tecnologia é poder testar o que melhor funciona para o seu negócio. Quando estiver desenvolvendo sua estratégia de e-mails marketing, que tal usar os testes A/B?

Funciona assim: se você está na dúvida sobre qual o melhor título para determinada comunicação, qual chamará mais a atenção do cliente, é só programar essa funcionalidade de teste na plataforma de disparo. Cada metade da lista receberá um título diferente e, depois, você pode avaliar qual funciona melhor para a sua base!

Dicas práticas de elaboração

Já que falamos do título, é importante atentar-se também a outras dicas na hora de elaborar o e-mail. Além da chamada impactante, escolha sempre uma linguagem que deixe o objetivo daquele e-mail claro – é um cupom? Uma promoção? Um lançamento? Comunicar bem é de extrema importância para não deixar o lead confuso e converter a venda.

Outro ponto importante é o uso de imagens: elas deixam tudo mais atrativo! Não apenas fotos de produtos, mas imagens que comuniquem a energia daquela mensagem e o mood da marca.

Segmentação

Também é imprescindível segmentar a sua base – por gênero, por idade, por momento em que aquele cliente efetuou a compra, em caso de datas comemorativas, por exemplo… Dividir essa lista de pessoas em categorias e subcategorias é importante para fazer a comunicação mais assertivamente!

 Por: Janice Rodrigues

Fonte: E-commerce Brasil

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