Em coletiva de imprensa, ABAD apresenta desempenho positivo do setor atacadista distribuidor nos cinco primeiros meses do ano

Termômetro ABAD NielsenIQ indica crescimento de 18,7% de janeiro a maio deste ano; Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD, vislumbra segundo semestre ainda mais positivo

Antes do início oficial da 42a Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2023, a ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados) apresentou, em uma coletiva de imprensa reunindo jornalistas de todo o país, o desempenho positivo do setor atacadista distribuidor nos cinco primeiros meses do ano. Com crescimento de 18,7% no período, resultado robusto reflete o fim do isolamento social que ainda afetava o país no início de 2022.

Moderada por Claudia Rivoiro, editora-chefe da Revista Distribuição, a apresentação foi conduzida por Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD, e por Daniel Asp, gerente de atendimento de Varejo da Nielsen. Foram apresentados os dados do Termômetro ABAD NielsenIQ, que consolida respostas de cerca de 50 associados à ABAD para computar, por meio de metodologia amostral, o desempenho setorial. Além dos jornalistas que participaram presencialmente, outros profissionais da imprensa acompanharam a transmissão ao vivo.

Tivemos dois dígitos de crescimento em faturamento (18,7%) mostrando uma resiliência importante dos produtos de consumo. O crescimento mais baixo em volume (3,1%) representa que parte desse faturamento está atrelado ao repasse de preços influenciado por questões fora do controle das empresas”, explica Asp. Segundo ele, entre esses fatores de impacto estão questões climáticas e a guerra da Ucrânia.

O cenário macroeconômico também tem relação direta com o desempenho setorial. Asp comenta que o consumo depende de emprego e renda e que, até o momento, o país ainda não observou um crescimento vigoroso nesses indicadores. Em paralelo, Severini complementa dizendo que a taxa de juros elevada leva as famílias a um padrão de consumo mais imediato. “Elas deixam de investir no médio e longo prazo”, diz.

Além disso, importantes sazonalidades são fatores de impacto no desempenho setorial. É o caso do mês de abril, por exemplo. “Abril tem menos dias úteis em decorrência de feriados como

Páscoa e Dia de Tiradentes. Menos dias úteis significam menos consumo”, explica Asp.

De fato, é possível notar que, quando analisado mês a mês, o faturamento de março para abril apresenta retração importante de -13,7% em 2023. Porém, nota-se que esse é um padrão recorrente. No ano passado, a retração nesse período foi de -9,5%.

PERSPECTIVAS FUTURAS

O segundo semestre é, na visão de Asp, normalmente mais intenso do que o primeiro, até em decorrência da natural redução do nível de emprego nos primeiros meses do ano. “Esperamos crescimento. A inflação dá sinais de estabilidade, o que pode melhorar o consumo a partir de

julho. Porém, dependemos de emprego e renda e só teremos mudança significativa nos patamares de consumo quando essas duas variáveis se movimentarem posivamente”, diz.

Temos percebido um otimismo muito grande por parte dos empresários do setor, uma ampla confiança nas perspectivas para os próximos meses. E acredito que vamos concretizar essa percepção de forma bem positiva”, finaliza Severini.

APELO À PARTICIPAÇÃO DOS ASSOCIADOS

Hoje o Termômetro ABAD NielsenIQ conta com cerca de 50 respondentes, mas a Associação vislumbra uma maior adesão por parte dos associados, tornando os dados muito mais robustos.

A ideia é que consigamos convocar todos a participarem para que juntos possamos estabelecer inclusive panoramas regionais para que os empresários tenham condições de traçar e fazer os investimentos que julgarem necessários”, comenta Severini.

O presidente tranquiliza as empresas enfatizando que há todo um cuidado com os dados

coletados, que são utilizados única e exclusivamente para a consolidação mensal do Termômetro ABAD NielsenIQ.

SOBRE A ABAD

A ABAD representa nacionalmente um setor que faturou mais de R$ 364,3 bilhões em 2022. Atendendo diariamente mais de um milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios brasileiros, os atacadistas e distribuidores cumprem importante papel social, pois, além de dar capilaridade à distribuição de produtos industrializados essenciais por todo o território nacional, são responsáveis por movimentar as economias locais, gerando mais de 524 mil empregos diretos e 5 milhões de empregos indiretos nos estabelecimentos varejistas do país.

Matéria da Edição 89 da Revista Nosso Setor

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