Grupo Carrefour Brasil tem crescimento sólido com destaque para a categoria de alimentos e conclusão da aquisição do BIG

Vendas brutas da empresa tiveram um crescimento de 35,6% se comparado ao mesmo período do ano anterior

O Grupo Carrefour Brasil encerra o segundo trimestre de 2022 apresentando um crescimento sólido, com destaque para a categoria de alimentos, além da conclusão da aquisição do Grupo BIG.

As vendas brutas do Grupo Carrefour Brasil totalizaram R$ 26,5 bilhões no 2T22, uma alta de 35,6% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Excluindo resultados provenientes do Grupo BIG, as vendas consolidadas no trimestre foram de R$ 24,5 bilhões, impulsionadas principalmente pelo sólido desempenho no segmento alimentar. Já as vendas brutas do Atacadão cresceram 29,4% no trimestre e do Varejo 15,2% com vendas de alimentos crescendo 18,3%.

A expansão orgânica do Grupo Carrefour Brasil manteve seu ritmo histórico no segundo trimestre de 2022, com a abertura de 6 lojas Cash & Carry e 4 novas lojas de proximidade, ao mesmo tempo em que inicia o processo de integração com o Grupo BIG.

O GMV total atingiu R$ 1,5 bilhão no 2T22, mais de 2x do que no ano anterior, impulsionado pela categoria de alimentos, cujo GVM aumentou para R$ 814 milhões, mais de 3x em relação ao 2T21.

“O Grupo Carrefour Brasil apresentou mais uma performance robusta no segundo trimestre, com um crescimento de duplo dígito nas vendas semelhantes e um EBITDA recorde para o período, enquanto as margens continuaram resilientes. Esse crescimento decorre de uma performance muito forte em todas as nossas unidades de negócio e canais: Atacadão e Carrefour Varejo, onde o excelente desempenho em vendas da categoria de alimentos vem crescendo, mesmo em um ambiente de alta da inflação, demonstrando competitividade das nossas ofertas em diferentes formatos, incluindo as vendas online do Atacadão que também contribuíram para o forte crescimento. O Banco Carrefour, separadamente, aumentou sua lucratividade mesmo mantendo uma abordagem disciplinada na gestão de riscos. Completamos a aquisição do Grupo Big no começo de junho e já estamos trabalhando fortemente na integração para entregar as sinergias planejadas. Por estarmos consolidando a nossa posição de liderança no varejo brasileiro, trabalhamos para fornecer aos nossos clientes ofertas compatíveis às necessidades e desafios atuais, e para entregar valor aos nossos acionistas”, afirma Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Grupo BIG — Início da integração com foco em conversões e sinergias

Com a conclusão da aquisição do Grupo BIG, a integração das empresas já mostrou progresso em diversas frentes: anúncio da nova estrutura de liderança; primeira onda de conversões de lojas, com obras em 16 lojas BIG a serem convertidas para Atacadão e Carrefour já em andamento; realização das primeiras negociações de compras diretas e várias negociações de compras indiretas já concluídas.

Como resultado das primeiras etapas de integração, parte das sinergias previstas para 2022 foram implementadas com economia em despesas gerais e administrativas já reconhecidas em junho. Os resultados do Grupo BIG até o mês de maio foram impactados por um menos desempenho e custos de rotatividade (turnover) da liderança. Os benefícios de uma estrutura mais enxuta são vistos a partir de junho, e continuaremos focados em capturar sinergias.
Atacadão — Expansão contínua

As vendas brutas do Atacadão registraram um aumento de 29,4%, totalizando R$ 18,3 bilhões no 2T22. As vendas LfL tiveram um aumento de 22,4%, resultado das iniciativas comerciais em abril, incluindo a campanha de aniversário do Atacadão, que levou o mês a registrar um crescimento LfL de quase 30% a/a e da manutenção da forte tendência ao longo do trimestre, com crescimento LfL de quase 20% em maio e junho.

O EBITDA ajustado atingiu a marca de R$ 1,1 bilhão no trimestre.

O ritmo de expansão da bandeira Cash & Carry do Grupo Carrefour Brasil se manteve forte. Somente neste segundo trimestre de 2022, foram inauguradas 6 novas lojas Cash & Carry, totalizando 258 lojas neste formato e 33 Atacados. Para o segundo semestre deste ano o pipeline de inaugurações totaliza 12 lojas.

O canal online do Atacadão, em sua maior parte clientes B2B, continuou ganhando força e representou 3,4% das vendas totais da unidade de negócios no trimestre. A parceria com as operadoras de serviço de entrega rápida do Atacadão já está disponível em 125 lojas, 62 cidades e 20 estados.

Carrefour Varejo — Crescimento do volume de alimentos foi destaque no trimestre

As vendas brutas do Carrefour Varejo totalizaram R$ 6,2 bilhões no 2T22, um aumento de 15,2%, impulsionado por um aumento de 17,1% de LfL em alimentos. O EBITDA ajustado consolidado foi de R$ 326 milhões (crescimento de 3,2%) ou 5,8% da receita líquida.

Desde fevereiro, toda população vem enfrentando uma persistente e elevada inflação de alimentos em dois dígitos, demonstrando algumas mudanças nos hábitos de compra. No segundo trimestre de 2022, houve um aumento na frequência de visitas de clientes, uma diminuição no ticket médio e no número de itens por ticket. Outras mudanças incluem o aumento de vendas da carne suína e o crescimento significativo de 82% no 2T22 de frutas e legumes únicos — aqueles que não atendem aos padrões habituais em termos visuais, mas são adequados para consumo e vendidos com desconto — demonstrando que os clientes estão em busca de produtos mais acessíveis.

Os produtos de marcas próprias continuaram a aumentar a penetração e representaram 20% das vendas líquidas totais de alimentos, +470 bps se comparado ao último ano e +30 bps em relação ao 1T21. Os volumes tiveram outro forte trimestre de crescimento de dois dígitos em 34%. O desempenho superior dos itens de marca própria ressalta a qualidade dos produtos e sua relevância contínua nas cestas dos clientes em ambientes inflacionários.

O não alimentar apresentou tendências de melhoria na maioria das categorias, com destaque para bazar e têxtil, que apresentaram desempenho positivo (+9,3% e +4,3%, respectivamente).

Banco Carrefour — Sólido crescimento do faturamento

O Banco Carrefour atingiu o faturamento de R$ 12,9 bilhões, um aumento de 9,4% em relação ao segundo trimestre do último ano, impulsionado tanto pelo cartão de crédito Carrefour (+7,5% ou + R$ 573 milhões) quanto pelo cartão de crédito Atacadão (+11,2% ou +R$ 454 milhões). Os novos clientes aumentaram 50% em uma base sequencial, impulsionada principalmente pela aquisição digital, com crescimento de mais de 100% se comparado ao primeiro trimestre do ano, representando 36% de penetração no segundo trimestre.

O crédito pessoal continuou sendo uma ferramenta importante para nossos clientes em um ambiente macroeconômico desafiador. Como resultado, novos produtos tiveram outro trimestre de sólido crescimento: +49,5% ano contra ano.

A receita operacional totalizou R$ 1,1 bilhão neste segundo trimestre, impulsionada pela continuidade do alto nível de propensão dos nossos clientes ao financiamento, que representa a parte de nossa carteira que gera juros.O EBITDA Ajustado do banco continuou sua trajetória de crescimento e atingiu R$ 290 milhões no trimestre. Já o lucro líquido cresceu 20,8% e totalizou R$ 145 milhões no 2T22.

ESG

O Grupo Carrefour Brasil avançou ainda mais nos aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) no 2T22. No que se refere ao Desmatamento Zero, entre as fazendas monitoradas, 91% estão em conformidade com a política de compra de carnes do Grupo, restando 9% que não fornecem mais à companhia ou estão em processo de requalificação.

A Companhia foi a primeira varejista nacional a receber uma das premiações do Good Farm Animal Welfare Awards, por promover significativas melhorias na vida dos animais de fazenda e pela sustentabilidade das cadeias de suprimentos.

A primeira loja do Atacadão com painéis solares está operando e registrou redução de 22% no consumo de energia entre abril e maio deste ano.

Em logística reversa, foram coletadas 32 toneladas de produtos no 2T22, o que representa um aumento de 180%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Os temas de ESG são transversais aos negócios do Grupo Carrefour Brasil, que tem o compromisso de fomentar boas práticas em toda a cadeia de fornecimento, apoiar o produtor local e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que está presente.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 325 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 80,7 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!