iFood investe em inteligência artificial para agilizar compras de mercado
Compr.AI permite conversas mais naturais e humanizadas
Integrando aplicações do iFood, WhatsApp e dos modelos da OpenAI, o Compr.AI é a inteligência artificial que chega para ajudar os consumidores a fazerem compras de mercado através do aplicativo de mensagens instantâneas, com o objetivo de automatizar e melhorar a experiência de compras do consumidor. Felipe Pereira, di- retor do SiteMercado do iFood, explica sobre a tecnologia.
Revista Nosso Setor: De que forma o Compr. AI pode deixar a conversa mais humanizada e como isso impacta as vendas dos supermercados?
Felipe Pereira: O WhatsApp já é um dos principais ca- nais de compra online no Brasil. Aproveitamos essa oportunidade para automa- tizar e melhorar a jornada de compra tanto para os consumidores como para os estabelecimentos.
Ao utilizar o modelo GPT (Generative Pre-Trained Transformer), o Compr.AI é capaz de oferecer conversas mais naturais e humanizadas. As respostas não são limitadas a um conjunto pré-definido de opções com botões ou números (como ocorre com muitos chatbots tradicionais), e a interação é mais próxima da que teriam com um/a atendente real.
A vantagem para os consumidores é que eles recebem respostas para suas dúvidas de forma instantânea, diferentemente do atendimento feito por um funcionário da loja, que muitas vezes está ocupado com outras tarefas e pode demorar para responder.
Revista Nosso Setor: Como o uso da inteligência artificial pode aumentar a taxa de conversão no setor varejista?
Felipe Pereira: A conversão de vendas é de três a quatro vezes maior do que a que acontece com o modelo que oferece respostas em forma de “botão”. É um indicativo de que a fluidez da conversa leva a uma conclusão mais assertiva de compra.
O atendimento não é a única etapa automatizada pela IA. Quando o pedido é concluído, o Compr.AI atualiza o estoque da loja em tempo real e faz a integração direta com o PDV, evitando a emissão manual do cupom fiscal, o que minimiza erros e acelera o tempo de entrega.
Revista Nosso Setor: Como a Compra.AI foi pensada para ser vista como aliada e não como vilã?
Felipe Pereira: O tempo todo, centenas de modelos incorporados aos nossos processos controlam deze-nas de variáveis que garantem a eficiência necessária para gerir com qualidade mais de 400 mil pedidos por hora nos momentos de pico. O número equivale a cerca de 112 pedidos por segundo – uma velocidade que só a aprendizagem de máquina pode abarcar. Isso sem falar na melhora do atendimento.
Com a ajuda de IA, é possível dar muito mais atenção aos usuários da plataforma, deixando para os humanos questões realmente difíceis. Aqui, tecnologia e ser humano se complementam.
Revista Nosso Setor: Quais as expectativas de avanço da tecnologia dentro do setor supermercadista?
Felipe Pereira: Estamos no começo da jornada e como toda nova tecnologia, existem os parceiros que são os primeiros a experimentar e adotar. Acreditamos que nos próximos 12 meses, teremos cada vez mais mercados adotando nossa solução e com isso aumentando o volume de vendas online. Esperamos evoluir para re- solver outras dores dos mercados, como por exemplo, melhor controle de estoques e rupturas, assim como viabilizar soluções promocionais cada vez mais automatizadas e inteligentes.
Matéria da Edição 91 da Revista Nosso Setor