Leite, ovos e margarina lideram entre produtos em falta nos supermercados em julho

A análise da Neogrid, que mede a falta de produtos nos supermercados, apontou leite, ovos e margarina como os produtos com maior taxa de ruptura nas gôndolas em julho. O índice da empresa especializada na sincronização da cadeia de suprimentos indica uma estabilidade para o setor supermercadista. O valor, porém, ficou em 11,08% no mês, o que continua representando um nível considerado alto. A análise é feita com base em toda a malha de dados dos varejistas que consta na plataforma da companhia.

Levando em consideração os critérios adotados pela Neogrid para esse ranking, que é desenvolvido desde 2015, os 10 produtos que mais faltaram nas gôndolas para o consumidor foram:

  • leite longa vida (20%)
  • bebidas à base de soja (19%)
  • proteína de soja (18%)
  • ovos de aves (17%)
  • margarina (13%)
  • açúcar (12%)
  • massa (12%)
  • leite em pó (11%)
  • requeijão (11%)
  • conhaque (11%)

“Em edições anteriores, percebemos que o brasileiro buscava itens mais em conta para sua lista de compras. Era o caso, por exemplo, do ovo que, de certa forma, servia como opção à carne bovina. Hoje, vemos que mesmo esse tipo de produtos substituto começa a aparecer no índice de ruptura nacional”, explica Robson Munhoz, CCSO (Chief Customer Success Officer) da Neogrid.
Estabilidade é a palavra que mais representa o comportamento do índice dos últimos períodos. De abril a julho, a maior diferença foi de 0,11%, registrado entre abril e maio. No restante dos meses, a ruptura praticamente se manteve no mesmo patamar, na casa dos 11%.

“Se alguém for a um supermercado para comprar 100 produtos, em média, ele não vai achar 11. É o que indica o estudo na prática. Uma série de fatores, que vão desde problemas climáticos até a falta de matéria prima, influenciam nessa estatística”, revela Munhoz.

Destaques recorrentes

Ovos de aves, margarina e leite longa vida são produtos que têm aparecido com uma certa recorrência como destaques negativos no índice de ruptura. No levantamento passado, por exemplo, os ovos tiveram o 5º maior índice. Nesse, aparecem na quarta posição. Com uma porcentagem parecida nos dois períodos analisados, crescimento de apenas 0,37% em julho, a margarina se manteve no meio da tabela. Por fim, mesmo diminuindo a porcentagem, que foi de 21 para 20%, o leite aparece como o produto que mais sofreu com a ruptura.

“Oferecer o melhor mix de produtos possível disponível na hora, lugar e quantidade certos é essencial para todo e qualquer estabelecimento. Para alcançar esse objetivo, a tecnologia se faz uma aliada estratégica para dar a visibilidade essencial para toda a cadeia de suprimentos, atendendo o varejo no ritmo que ele exige”, finaliza o executivo.

Fonte: New Trade

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