Mais de 15 milhões de brasileiros com dinheiro ‘esquecido’ em bancos ainda não realizaram consulta

Nesta primeira etapa, 28 milhões de clientes, pessoas física e jurídica, podem resgatar valores

consulta a valores esquecidos em bancos voltou a ficar disponível nesta segunda-feira (14), mas 15,5 milhões de brasileiros com direito a valores ainda não realizaram a consulta.

Segundo o Banco Central, 66,15 milhões de clientes, entre pessoas físicas e jurídicas, tinham feito a consulta até as 18h desta terça (15).

Desse total, cerca de 12,23 milhões, sendo 12 milhões de pessoas físicas e 235 mil de jurídicas, tinham algum valor a receber. Os outros 53 milhões não tinham saldo disponível.

Isso quer dizer que oito em cada dez consultas não encontraram recursos a receber.

Ao todo, cerca de R$ 4 bilhões estão esquecidos em contas bancárias e podem ser devolvidos a 28 milhões de clientes, dos quais 26 milhões são pessoa física e 2 milhões, pessoa jurídica.

A consulta e o resgate podem ser feitos exclusivamente na plataforma lançada pelo Banco Central.

Confira o balanço das consultas até 18h de 15/02:

  • Pessoas físicas: 64.739.954

Com saldo: 12.201.185

Sem saldo: 52.538.769

  • Pessoas jurídicas: 1.410.883

Com saldo: 235.678

Sem saldo: 1.175.205

  • Total de consultas: 66.150.837

​Etapas

Nesta primeira etapa da consulta, o total de dinheiro esquecido é de R$ 3,9 bilhões, considerando os valores das seguintes origens:

  • Contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e
  • recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados;

A partir de maio, mais R$ 4 bilhões começam a ser liberados. Desta vez, eles estarão guardados em:

  • Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; e outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

Como funciona o SRV

Quando feita a consulta pelo site, será possível descobrir se há algum valor a ser recebido e, caso haja, o cidadão terá acesso à data para saber qual a quantia e solicitar a transferência, a partir do dia 7 de março.

“O BC recomenda que o cidadão volte ao site na data informada. Caso não compareça nessa data, o cidadão terá que fazer uma nova consulta para receber uma nova data para pedir o resgate”, informa o BC por nota.

A instituição ressalta ainda que o cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. “As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução”.

Veja como acessar o Sistema Valores a Receber 

  1. Acesse o novo site a partir do dia 14 de fevereiro;
  2. Use o CPF ou CNPJ para consultar se há valores para receber;
  3. Caso positivo, guarda a data que o sistema vai informar para efetuar o resgate;
  4. Para acessar, é preciso ter o login Gov.br. O cadastro gratuito pode ser feito pelo app Gov.br ou pelo site. Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos;
  5. Volte ao site do SVR na data informada e, com o login Gov.br, acesse o sistema para saber o valor disponível e solicitar a transferência;
  6. Caso perca a data de resgate, volte ao site em outro momento e o sistema vai informar uma nova data para consulta.

Como tirar o dinheiro

Caso o usuário verifique que tem direito a resgatar algum valor, poderá recebê-lo das seguintes formas:

  • Diretamente via PIX na conta indicada no sistema Registrado, para bancos e instituições financeiras que aderiam a um termo específico junto ao Banco Central;
  • Em um meio de pagamento ou transferência a ser informado pela instituição bancária, nos demais casos. Aqui, o beneficiário informará seus dados de contato no sistema para receber a comunicação.

Fonte: Diário do Nordeste

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