Marcas que nasceram no digital investem em lojas físicas

Especialista mostra vantagens de empresas que seguem o caminho inverso da transformação online

As empresas do varejo investem em diferentes formas de atender o consumidor no ambiente digital, que está cada vez mais conectado. Prova disso é o crescimento acelerado de plataformas de e-commerce em todos os setores, não apenas no varejo. Porém, esta não é uma via de mão única porque, na direção oposta, estão as empresas chamadas Marcas Verticais Nativas Digitais, em inglês, Digitally Native Vertical Brands (DNVB), que são aquelas que nascem e se consolidam no ambiente virtual, e percebem a necessidade de ter um ou mais pontos de venda físicos para oferecer novas experiências aos seus clientes.

De acordo com Luís Fellipe de Oliveira, gestor de inovação e growth da Sucesso em Vendas, consultoria especializada em experiência de compras, existem alguns aspectos que as DNVBs precisam evitar em suas lojas físicas. Quando elas vão para o físico, precisam cuidar para não perderem a sua essência. Uma das características mais marcantes é que essas empresas atuam baseadas em dados e, por isso, são focadas no cliente e na experiência dele”, explica.

Para o consumidor acostumado com a experiência oferecida pelas DNVBs, a entrada dessas marcas no mundo real é interessante porque, segundo Oliveira, não são lojas comuns, mas sim espaços para promover experiências sensoriais e não apenas vender os produtos. “O cliente tem uma jornada de compra não linear. Ele pode comprar na loja física ou no site e ter jornadas diferentes de compra. O cliente espera que tudo esteja interligado, que o pessoal da loja física já tenha os seus dados, já conheça suas necessidades”, aponta o gestor de inovação e growth da Sucesso em Vendas.

Identidade e integração de canais

Para o executivo, os clientes já têm uma relação com a marca no ambiente digital, se identificam com ela e, por isso, quando vão à loja física eles esperam realmente uma experiência muito significativa. Nesse cenário, Luis Felipe destaca os desafios que as marcas nativas digitais encontram ao lançar um ponto de venda físico. “O principal desafio é manter a sua identidade e conseguir integrar os diferentes canais de vendas, garantindo que a loja seja atrativa, aconchegante e que os vendedores estejam muito bem treinados, para transmitir os valores que a marca representa”, ensina.

Ao seguir o caminho inverso da maioria das empresas tradicionais, as marcas nativas digitais encontram vantagens ao criar uma loja física. “Além de ampliar a visibilidade da marca e atingir um público que não te conhecia no digital, outra vantagem é fidelizar os clientes já assíduos, oferecendo um atendimento diferenciado”, completa o executivo.

Fonte: SA Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!