Meios de Pagamento: Pix, QR code e carteiras digitais se consolidam em 2023

A projeção crescente de métodos de pagamento modernos como Pix, carteiras digitais e QR Code, e a intensificação das compras online estão entre as principais indicações da pesquisa “Carat Insights – Tendências dos Meios de Pagamento para 2023”, realizada pela Fiserv (NASDAQ: FISV), empresa global em tecnologia de pagamentos e serviços financeiros. Ao avaliar os hábitos da população brasileira com os canais de compra e meios de pagamento, incluindo o Pix, a pesquisa apurou também o conhecimento da experiência omnichannel e as expectativas futuras.

Os dados foram apresentados por Giuliana Cestaro, diretora de Produtos E-commerce da Fiserv para a América Latina, que comentou inclusive sobre como as mudanças nos hábitos de consumo estão provocando atualizações dos sistemas dos varejistas. A pesquisa foi realizada em setembro de 2022, com 600 respondentes maiores de 18 anos e com acesso à internet, bancarizados, representando a população do Brasil segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Sistema destacado internacionalmente, o Pix foi citado como método de pagamento já plenamente adotado pelos brasileiros devido à conveniência e à facilidade operação. De Norte a Sul do País, é preferido entre ambos os gêneros e em todas as faixas etárias. Outra indicação foi de que três em cada quatro entrevistados fazem pelo menos uma transação com o Pix por semana e 64% do total de respondentes veem o pagamento instantâneo como uma modalidade na qual é possível negociar valores ou descontos.

O Pix é apontado como preferido por 87% dos consumidores, seguido por carteiras digitais (80%) e pagamento por QR Code (78%) quando a pesquisa indica a perspectiva para a próxima década. Já dinheiro, Transferência Eletrônica (TED) e pagamentos no caixa sofrerão redução gradativamente. Modalidades de Pix como o Saque, Troco, Garantido e outros também foram incluídos na pesquisa.

Omnichannel  

Do universo pesquisado, a experiência omnichannel é praticada por 20% dos entrevistados com compras semanais nos vários canais. Já é considerada uma tendência em relação a 2021, pois os consumidores revelaram que não é necessário incluir os dados de um meio de pagamento a cada solicitação de serviço ou compra. As compras em lojas físicas, ao menos uma vez por semana, continuam sendo as mais frequentes (44%), mas já 29% dos entrevistados realizam compras online ao menos uma vez por semana.

“Como hub distribuidor de soluções, a pesquisa buscou entender o quanto o varejo consegue ir além da venda, pelo encantamento do cliente, satisfeito e fidelizado quando percebe que a marca o reconhece, por usar ferramentas de registro dos seus hábitos”, afirma Giuliana Cestaro. A diretora destacou ainda que “o desafio do varejista é conciliar a operação logística tanto nos métodos online quanto nos físicos”.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!