Mondelez vai investir R$ 1 bilhão na expansão de sua produção

Valor é 70% maior que o investido no biênio anterior

Mondelez, multinacional americana, aumentou as apostas no Brasil e anunciou um investimento de R$ 1 bilhão no período 2023/2024, em sua primeira expansão de fábrica e no fomento a fornecedores locais. Esse valor é 70% maior que o investido no biênio anterior.

Um dos cinco maiores mercados para a companhia de guloseimas, o Brasil tem que contribuir para o plano global de dobrar a Mondelez até 2030. A empresa quer fazer isso crescendo principalmente em chocolates, bolos e biscoitos (“baked snacks”), uma vez que balas e sucos ainda têm crescimento em emergentes mas já chegaram num patamar mais limitado de

Do total investido, R$ 400 milhões serão destinados ao aumento de produção nas fábricas do Paraná e de Pernambuco. “É um investimento grande em produção. Em chocolate, já chegamos no limite e vamos aumentar em cerca de 30% a capacidade geral”, explica Liel Miranda, executivo-chefe da companhia.

Desde a pandemia, o consumo de chocolates e biscoitos aumentou, com o consumidor mais em casa e com a indústria investindo em lançamentos. Foi nesse período que a Mondelez cresceu no segmento de chocolate amargo, por exemplo. “A gente acreditava que nossa capacidade era suficiente para cinco anos, e em dois anos e meio, ela se esgotou”, revela o executivo.

A estratégia de alavancar a venda de chocolates também vai ganhar força com a distribuição da marca de chocolates Milka no Brasil. É possível encontrar em supermercados e padarias como resultado de importação direta do varejista, já que a fabricante ainda não tinha essa estratégia. A partir deste ano, a marca passa a integrar o portfólio brasileiro

Será o único produto importado pelo grupo, que já faz produção local do restante do portfólio distribuído aqui. É do Brasil que saem itens vendidos no Uruguai e na Argentina, por exemplo, exportação que responde por 10% da produção nacional. Já a produção do México atende também parte dos Estados Unidos – ali, a companhia não produz chocolates, por exemplo, o que há no Brasil.

O restante do investimento, os outros R$ 600 milhões serão destinados para o programa Investindo com Propósito, no qual a companhia ajuda a estruturar, por exemplo, a produção nacional de cacau, para deixar de importar a matéria-prima até 2025, e aumentar a rede de fornecedores de pequeno e médio porte que tenham participação relevante de pessoas negras, indígenas ou PCDs. Também inclui o maior investimento em marcas – desde 2020, a companhia dobrou o volume de investimento em marketing e publicidade e segue aumentando.

Para aumentar suas vendas, a companhia tem investido em tamanhos e momentos de consumo de suas marcas conhecidas. Além disso, Miranda explica que a empresa não investe no lançamento de marcas. “A gente não lança marca porque se tem uma coisa que a Mondelez tem como seu grande patrimônio são as marcas. Já temos marcas para lançar qualquer tipo de produto”, diz.

No ano passado, a Mondelez viu a receita saltar 46,6% na América Latina, para US$ 1,21 bilhão – disparado o maior crescimento regional. A companhia não abre dados específicos de Brasil, mas a estimativa é que o país represente cerca de metade da operação regional.

O lucro global ficou em US$ 2,8 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 143,4% em relação ao mesmo período de 2022. A receita cresceu 18%, para US$ 9,17 bilhões.

Fonte: SA Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!