O poder de uma causa: saiba como os supermercados podem se diferenciar no varejo

Brasileiros preferem comprar produtos mais caros com a garantia de que a empresa respeita o meio ambiente

Muitas empresas já perceberam e começam a acompanhar a mudança de comportamento e de hábitos do novo consumidor. Cada vez mais as pessoas com o poder de compra dão preferência para as marcas que vão além de produtos ou serviços de qualidade. Ou seja, quanto mais alinhadas com o estilo de vida e, principalmente, com as causas mais importantes para cada consumidor, melhor para os negócios.

De acordo com uma pesquisa feita em 2022 pelo Instituto Locomotiva para a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), 76% dos participantes se dizem dispostos a pagar um pouco a mais em produtos de empresas comprometidas com causas socioambientais. O estudo também mostra que 48% das pessoas dão preferência a itens vendidos por empresas que apoiam causas como o combate ao racismo e ao trabalho forçado.

Segundo dados da IAB Brasil, (Interactive Advertising Bureau), associação com foco em desenvolver o mercado de publicidade digital, as causas estão entre as “5 Tendências do Brand Disruption”, um relatório feito pelo comitê de Brand Experience do IAB Brasil. Neste trabalho, os executivos analisam todo o setor da publicidade digital brasileiro com o objetivo de conseguir insights para as marcas reforçarem suas campanhas online. Nesse cenário, as tendências são: varejo reinventado; experiências virtuais: destino metaverso; vídeo supernova; togetherness; além do poder de uma causa.

Ações de impacto como parte do planejamento

Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, percebe que os supermercados também usam o poder de uma causa para se destacar dos concorrentes e, nos últimos 3 anos, houve uma grande comoção global para as frentes ESG  e a responsabilidade das empresas em impactos ambientais, na sociedade e na forma responsável de conduzir seus próprios negócios. “Quando falamos de causas, os supermercados devem entender quais são e quais impactos positivos eles querem e podem gerar. Não basta escolher uma bandeira e parecer socialmente responsável. É preciso que as ações de impacto sejam parte estrutural do planejamento estratégico do supermercado”, aponta.

Para a executiva, uma marca que trabalha dentro de pautas ESG conseguem obter diferentes tipos de retorno, começando pela sustentabilidade do negócio, que gera economia, sem contar melhor gestão de riscos e da cadeia de suprimentos, desde os stakeholders, até o consumidor final. “As ações dentro do aspecto de governança podem trazer benefícios tangíveis, como o entendimento claro dos tipos de contrato, cuidado com a cadeia como um todo, geração de confiança, etc. No longo prazo, a sustentabilidade do negócio e a relação de vínculo e confiança do consumidor serão valores importantíssimos”, completa.

Entenda mais sobre as 5 Tendências do Brand Disruption:

Varejo reinventado

O crescimento das vendas online contribui com a reformulação de estratégias e logística, onde os centros de distribuição assumem o lugar das lojas físicas tradicionais. Assim, as empresas do varejo conseguem oferecer um serviço melhor, com entregas rápidas e experiências que facilitam a vida dos consumidores.

Experiências virtuais: destino metaverso

O mercado de metaverso tem previsão de crescimento contínuo, podendo atingir US$ 678,7 bilhões até 2030 e muitas marcas já começaram a apostar nesse universo. Além dos games online, as empresas também conseguem oferecer experiências virtuais interativas, como assistentes de voz, por exemplo.

Vídeo supernova

Esta tendência surge com o advento do vídeo on demand e plataformas de streaming que, por sua vez, buscam formas de engajar a audiência com ofertas online.

Togetherness

Depois do período de isolamento social causado pela pandemia, hoje as pessoas valorizam mais os encontros presenciais, ou “togetherness”. A oportunidade para as marcas é fazer parte de momentos marcantes para a memória dos consumidores.

O poder de uma causa 

Esta tendência mostra o quanto os consumidores estão engajados com pautas sociais e ambientais, e esperam o mesmo nível de compromisso por parte das empresas. O consumidor que não quer apenas um produto excelente, mas também garantir que, ao fazer uma compra, a marca por trás daquele produto esteja de acordo com seus valores e ideais.

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