O que fará deste um ano diferenciado para o setor

Especialista em varejo comenta estratégias e soluções que devem se destacar ao longo de 2023

Começando 2023 com expectativas positivas para as vendas no varejo, que nos dois primeiros meses do ano têm projeção de crescimento nominal de 4,7% e 6,4%, o setor deve permanecer apostando em estratégias que se já provaram promissoras. O dado é do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV).

“Com esperança de que este seja um ano em que a pandemia não mais afetará os negócios, pode se considerar que 2023 será de completa retomada, com novos hábitos de consumo consolidados e um varejo mais flexível para os consumidores”, afirma Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, ERP completo para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda.

Com o desdobramento da omnicanalidade, espera-se que os varejistas que ainda não expandiram suas vertentes comecem a fazê-lo, integrando cada vez mais os seus canais físicos e digitais. “Oferecer autonomia aos consumidores, que podem comprar na loja e receber em casa, ou comprar em casa e retirar na loja, o varejo omnichannel veio para ficar, e deve se aprimorar neste ano”, comenta Juliano, que observa a tendência desde 2020.

Outro ponto a se atentar são os comportamentos da geração Z em relação às compras, que a difere de outras gerações, uma vez que leva em consideração a reputação das marcas e o consumo consciente. Outra característica geracional importante é a impaciência dos que nasceram depois de 1995, que pode servir de alerta aos varejistas que ainda não investiram em melhores logísticas nas etapas de pagamento e/ou burocracia de seus sites ou lojas físicas, no intuito de torná-las mais rápidas e coesas.

Em termos de economia de tempo, Juliano observa algumas estratégias que se mostram bem-sucedidas, aplicadas principalmente em lojas de porte médio e grande. “Algumas das tecnologias que já existem e que facilitam as experiências de compra no varejo físico, como caixas de autoatendimento, computadores e tablets disponíveis para agilizar o processo de busca de um produto num tamanho e cor pré-determinados, são boas estratégias já adotadas por algumas marcas e que devem permanecer em ascendência neste ano.”

Não menos importante, uma última observação que o CEO acredita ser um ponto crucial para o varejo em 2023 é o atendimento ao cliente. Quando vem a ser negativo, faz com que 64% das pessoas desistam de realizar compras no espaço físico da loja, segundo estudos da Opinion Box e da plataforma de marketing Dito. “Realizar treinamentos frequentes com colaboradores e atendentes faz diferença na hora que uma marca impacta o seu consumidor, e oferecer uma boa experiência não deve ser subestimado”, finaliza Juliano.

Fonte: Super Varejo

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