Pais estão mais dispostos a alimentar seus filhos com produtos integrais e orgânicos
Mercado de saudabilidade infantil deve crescer US$ 146 bilhões até 2025
Levantamento mostra que os pais estão mais preocupados com os alimentos que oferecem aos seus filhos. A pesquisa Saudabilidade no Mercado Infantil, realizada pela SaudaBe Group e pela OutCast Ventures, mostra que 44% das mães e dos pais estão em busca de uma alimentação mais saudável e dispostos a investir mais na qualidade dos produtos que oferecem aos seus filhos. Esse percentual está em linha com as perspectivas de crescimento desse setor. De acordo com um estudo da Report Linker, o mercado de saudabilidade infantil deve crescer US$ 146 bilhões até o ano de 2025.
“A percepção dos pais sobre o que é uma alimentação saudável vem se aprimorando e novos vocabulários estão fazendo parte do dia a dia. Se antes apenas cortar o refrigerante já bastava, hoje nossa pesquisa revela que mais de 40% buscam por alimentos integrais e orgânicos e que 11% dão preferência a alimentos veganos”, explica Rodrigo Marsilli, co-founder da SaudaBe.
Apesar do aumento das buscas por produtos mais saudáveis o desafio ainda é grande. A pesquisa aponta que os pais ainda possuem dificuldades com a introdução desses alimentos na rotina diária. De acordo com 29% dos respondentes, o lanche da tarde é uma das refeições mais desafiadoras quando o assunto é alimentação saudável.
O levantamento mostra também que o consumo desses produtos se dá a cada quinze dias ou semanalmente e o tíquete médio está em torno de R$ 300,00, com as compras ocorrendo no online e no offline.
“Os pais de hoje estão conectados e a internet é sua maior aliada quando o assunto é alimentação saudável. Por lá, eles buscam tanto por informações, como realizam parte de suas compras. A pesquisa mostra que, por exemplo, 38% deles são omnichannel. Assim, pensar em como oferecer boas experiências em cada um desses canais é fundamental nos dias de hoje”, reforça Bruna Pavão, founder & CEO da SaudaBe.
Para José Rodolpho Bernadoni, CEO & Founder da OutCast Ventures, esse novo cenário traz grandes oportunidades de mercado e mostra a importância da criação de uma relação de confiança entre marcas e consumidores. “Como muitos produtos estão surgindo, as famílias estão em busca de informações. Elas querem rótulos bem explicados, uma presença digital forte e, claro, produtos que realmente tragam benefícios para o crescimento de seus filhos. As empresas que entenderem isso serão vistas como parceiras nessa missão e, com certeza, colherão bons frutos lá na frente”, afirma.
Conheça alguns destaques da pesquisa:
Jornada de compra
– 65% dos pais buscam informações na internet sobre alimentação saudável para os filhos.
– Google, YouTube e Instagram são as principais fontes de pesquisa.
– Os influenciadores são fonte de conhecimento e para 82% dos respondentes o assunto mais importante que eles podem abordar são os benefícios dos produtos.
Principais preocupações dos pais
– 46% dos pais buscam alimentar seus filhos com alimentos integrais e 42% desejam alimentar seus filhos com alimentos orgânicos.
– 60% buscam por alimentos que tragam mais energia e disposição para suas crianças.
– 37% evitam alimentar seus filhos com alimentos congelados.
– 29% afirmam que o lanche da tarde é uma das refeições mais desafiadoras
Hábitos de compra
– A compra de produtos saudáveis é realizada em sua maioria em supermercados e hortifrutis.
– A frequência dessas compras se dá a cada quinze dias ou semanalmente e seu ticket médio gira em torno de R$300,00.
– 38% das famílias são omnichannel e realizam parte de suas compras online e parte delas offline.
– A sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante na escolha dos produtos.
Fonte: SA Varejo