Pão de Açúcar mira consumidor 2 vezes mais lucrativo em reformulação de programa de relacionamento

Bandeira passou a segmentar os clientes conforme sua frequência e volume de compras

Em uma base de 11 milhões de clientes cadastrados no programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais, um número é guardado em segredo pelo GPA: o de consumidores premium. São aquelas pessoas que frequentam com regularidade as lojas, propagam a marca e, mais importante, são duas vezes mais lucrativas do que a média. Elas adquirem principalmente itens perecíveis e produtos das áreas de alimentação pronta das lojas, que são mais rentáveis por não terem um comparativo direto de preços, como acontece com as mercadorias industrializadas da curva A.

O que a companhia não esconde sobre esse público é o plano de aumentar em 30% esse contingente até o final deste ano. Para isso, está reformulando seu programa de fidelidade, que passa a ser segmentado em três grupos, conforme a frequência de ida às lojas e o volume de compras. O nível mais básico é formado pelo de Cliente Mais; seguido pelos Cliente Mais Gold e pelos Cliente Mais Black.

Os consumidores que formam esse último grupo têm mais mimos e vantagens nas lojas físicas e online do Pão de Açúcar do que os outros. A ideia é criar entre os clientes um sentimento aspiracional para se tornar um Cliente Black. Para isso, existem algumas metas a serem cumpridas num período de 12 semanas.

Tornar-se um Cliente Gold, por exemplo, requer comprar na bandeira durante oito semanas e conquistar cinco estrelas – cada uma equivale R$ 400 – em três meses. Já para ser promovido a Cliente Black, é preciso ter a mesma frequência e somar 10 estrelas. “Hoje o principal objetivo é fazer o Cliente Gold migrar para Black, pois existe um grande potencial nesse sentido”, explica Christiane Cruz Citrângulo, diretora de Fidelidade, Marketing e Clientes do GPA. “Queremos ter esses clientes premium muito próximos de nós”, completa a executiva.

O novo programa do Pão de Açúcar estará disponível a partir do dia 25 de maio no aplicativo Pão de Açúcar Mais, que também sofreu ajustes para diminuir atritos na experiência do consumidor. Uma das mudanças foi reunir, na aba Cliente Mais, informações que antes era preciso coletar em diferentes lugares, como o saldo do Stix e valores de cashback.

Na home do APP, os clientes passam a contar com atalhos para “Meus Favoritos” e para as categorias de produtos. Também houve simplificação do processo de compras. Agora é oferecido de forma automática a modalidade de entrega mais adequada a cada compra.  Atualmente, 65% a 70% das vendas são para entrega no mesmo dia.

Essas modificações, somadas à campanha de marketing realizada em abril último, ajudaram a aumentar a quantidade de usuários do aplicativo, que cresceu 39% em um ano. Nesse período, a participação do APP nas vendas digitais atingiu 19%.

Fonte: SA Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!