Pequeno varejista no Brasil já oferece programas de fidelidade, e tendência é de crescimento dessas estratégias

Acumular benefícios a cada compra é uma realidade em comércios de todos os tamanhos, inclusive nos menores

O brasileiro tem se interessado cada vez mais em receber benefícios nas compras do dia a dia. De acordo com dados da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), o percentual de pessoas que preferem e concentram suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade cresceu desde 2019. Na época, 65% disseram preferir esses estabelecimentos, em 2022, a porcentagem ficou em 72%.

E, ao contrário do que muitos podem pensar, as empresas que dão vantagens em compras e gastos não são somente grandes companhias de cartões de crédito, aéreas, entre outras, cada vez mais o pequeno varejista aposta nesse tipo de estratégia para manter a cliente fiel, atrair novos consumidores e aumentar as vendas.

O mercado é enorme no país, os micro e pequenos varejistas foram responsáveis por mais de 180 mil novas lojas em 2021, segundo balanço da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Entre as atividades, os super e minimercados ganharam 54 mil lojas, utilidades domésticas e eletroeletrônicos, 38,7 mil, vestuário, calçados e acessórios, 28,3 mil.

“Pequenos varejistas podem criar ofertas e recompensas exclusivas e que agregam valor real para os clientes. Seja a loja de bebidas do bairro ou a pizzaria que dá reais de desconto a cada determinado número de compras, selos que são acumulados na padaria ao lado do trabalho que podem render uma refeição gratuita, varejistas de roupas sustentáveis ​​que oferecem recompensas pela reciclagem. Os exemplos são muitos e podem ser vistos com cada vez mais frequência”, conta o diretor executivo da ABEMF, Paulo Curro.

O especialista ainda explica que esses negócios têm a vantagem de poder se adaptar rapidamente às respostas do cliente, principalmente por ter um contato muito próximo e, às vezes, até diário com seus consumidores, o que facilita a mudança ou criação de novos benefícios que fazem uma diferença real no dia a dia dessas pessoas.

“Na prática, os micro e pequenos negócios podem oferecer um programa próprio ou fazer parceria com empresas já consolidadas no setor, a depender da estrutura e disponibilidade de cada um. Importante é entender que os programas de fidelidade oferecem inúmeras possibilidades, tanto para consumidores quanto para as empresas, e essa flexibilidade permite que sejam adaptados à realidade de cada um”, conclui Paulo Curro.

Fonte: Super Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!