Pesquisa mostra preferência da geração Z em fazer compras em lojas físicas

Rede de supermercados aposta em personalização e marca da indústria oferece experiência sensorial

É inegável que a geração Z, que inclui pessoas nascidas entre 1995 e 2010, tem um perfil de consumo com características digitais já que nasceram conectadas com a internet. Por conta disso, é comum imaginar que esse perfil de consumidor prefere fazer compras online e tem pouco interesse em visitar lojas físicas. Porém, o estudo Uniquely Gen Z, feito pelo IBM Institute For Business Value, mostra que 67% dos consumidores dessa geração preferem fazer compras em lojas físicas.

Para atender os jovens consumidores da geração Z, a rede Hortifruti Natural da Terra aposta em personalização a partir do conhecimento sobre o cliente, os dados gerados pelo programa de relacionamento e um algoritmo de inteligência artificial que propõe a cada consumidor ofertas personalizadas. “Nosso público jovem é muito antenado com a sustentabilidade, com atitudes que impactam a sociedade positivamente. Eles têm optado por escolher marcas com viés de sustentabilidade, diversidade, inclusão, preservação do meio ambiente e desperdício”, diz Patrícia Carneiro, gerente geral de marketing da rede Hortifruti Natural da Terra.

De acordo com a executiva, a rede entende como ação importante no PDV para atrair os jovens para suas lojas as informações apresentadas em tom mais leve. “Temos uma ponta de gôndola exclusiva, o “Novinho em folha”, onde sempre mostramos com destaque na loja uma novidade, um item que acabou de chegar. A comunicação em loja é cada vez mais digital, com painéis de led e sempre comunicando o valor sustentável e atual da marca”, explica a gerente geral de marketing da rede Hortifruti Natural da Terra.

Experiência sensorial e além da loja

Segundo Marcelo Guimarães, diretor comercial da Selmi, detentora da marca Renata, o perfil de consumidor da geração Z é antenado e mantém sua atenção focada em diferentes pontos. Por isso, a estratégia da marca para chamar a atenção dos jovens nos supermercados inclui uma experiência sensorial. “Decoração de loja alinhada com estudo sobre fluxo de pessoas nos corredores e embalagens atrativas são os principais pontos para despertar o interesse em poucos segundos. Outra estratégia é o licenciamento de personagens como Superman, Batman, Mulher Maravilha, que remetem a uma memória afetiva e alcançam um público bastante fiel”, afirma Guimarães.

Para o diretor comercial da Selmi, a marca Renata consegue criar conexão com o consumidor da Geração Z nos supermercados por pensar além da experiência em loja. Para conversar com a geração Z, Marcelo destaca a presença da marca nas plataformas de mídias sociais. “Pelo Instagram, Youtube e TikTok, alcançamos públicos distintos, cada um com seu ambiente e linguagem e que fazem conexões com nossas marcas Renata, Galo e Todeschini. Ou seja, estamos sempre dialogando com as ferramentas que são nativas para a geração Z”, conclui.

Fonte: Super Varejo

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