Supermercados já amadureceram sobre a transformação digital e o comportamento do consumidor, avalia Ana Debiazi

Pesquisa mostra avanço de investimento das empresas do varejo em ferramentas que melhoram a experiência online

A transformação digital deixou de ser novidade para as empresas varejistas e os números da pesquisa Transformação Digital no Varejo Brasileiro, feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) confirmam. O estudo mostra que, entre 2020 e 2021, as empresas varejistas que investem saltaram de 69% para 90%. A pesquisa também mostra os benefícios mais importantes que a transformação digital trouxe para os negócios e o aumento das vendas têm o maior índice, 87%. Já o aumento do engajamento dos clientes aparece com 76%, seguido por expansão do tráfego web/mobile (50%).

De acordo com Ana Debiazi, CEO da Leonora Ventures, empresa focada em desenvolver startups de varejo e logística, mais de 40% da população brasileira já fez uma compra pela internet e isso exige das empresas uma postura mais maleável e adaptável. “Um conjunto de atitudes formam o perfil do consumidor, que passou a apostar no consumo de produtos que oferecem um conforto mental e sensações positivas. O brasileiro está realizando diferentes formas de fazer compras”, aponta.

Segundo Ana, existem diferentes maneiras para que os supermercados criem um ambiente digital favorável para o consumidor “Aplicativos, e-commerces, serviços de picking e packing para os produtos frescos, gestão de estoque para evitar frustração no consumidor, entrega rápida ou dentro do prazo prometido e com monitoramento em tempo real. Assim como sugerir ofertas e produtos e cashback para fidelização do cliente”, acredita a CEO da Leonora Ventures.

Consumidor empoderado e principais lições

Para a executiva, a transformação digital aplicada aos supermercados precisa ser baseada em, primeiro, entender os hábitos do público e, depois, oferecer as melhores plataformas para que o consumidor tenha a melhor experiência possível. “Estamos na Era do empoderamento do consumidor, na qual ele valoriza a experiência como um todo, desde sistema, preços, até o momento em que a compra chega em casa. Os supermercadistas precisam se adequar a esta realidade, pois os consumidores não devem abrir mão da conveniência das compras online tão cedo”, explica Ana Debiazi.

De acordo com a CEO, os supermercadistas brasileiros já aprenderam algumas lições sobre a transformação digital no varejo. “Os consumidores querem poupar tempo e dinheiro. Prova disso é que o frete grátis é o principal benefício para quem compra online. Além disso, é importante oferecer promoções, cupons de desconto e ofertas exclusivas de acordo com o hábito de consumo de cada pessoa. Assim, teremos indústrias mais engajadas e o comércio mais atento às tendências”, completa.

Fonte: Super Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!