Supermercados se adaptam aos consumidores 60+ de olho no aumento da população no Brasil

Tecnologia usada em lojas autônomas é a principal barreira a ser quebrada para os consumidores mais maduros

O consumidor brasileiro está envelhecendo e de acordo com dados do IBGE o número de pessoas com mais de 60 anos no país é superior ao de crianças com idade até nove anos. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram também que em 2021, período de pandemia, cerca de 10 milhões de consumidores com mais de 60 anos de idade fizeram sua primeira compra online. Outro estudo, feito pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) junto com a AGP Pesquisas, com 500 pessoas, mostrou que 86% dos consumidores 60+ são os responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra em sua residência.

Além disso, o consumo de itens básicos deste perfil de consumidor no Brasil é feito semanalmente em redes de hipermercados ou supermercados, onde 80% se dizem satisfeitos com a experiência no ponto de venda. Neste cenário, os novos formatos de supermercados, especialmente os modelos 100% automatizados e sem funcionários, podem se tornar um desafio para os consumidores 60+.

De acordo com Eduardo Córdova, CEO do market4u, rede de mercados autônomos para condomínios e empresas, o público 60+ pode se sentir inseguro no primeiro momento, principalmente pela falta de familiaridade com o app. “No entanto, quando essa barreira é quebrada – o que acontece de maneira rápida após algumas compras – o público adere bem à solução, pela comodidade e praticidade”, destaca.

Romper barreiras e desafio tecnológico

 

Para o executivo, mesmo com o baixo índice de clientes com mais de 60 anos em suas lojas, cerca de 4% dos usuários do market4u, a empresa sabe que cada vez mais esses consumidores se tornarão clientes. “É importante entender quais são as dificuldades e romper as barreiras, para atendermos todas as idades da melhor maneira. Batizamos nossas lojas de pontos de experiência, ou PDX, pois acreditamos que são uma ferramenta essencial para conexão e fidelização do cliente”, afirma Córdova.

Para levar a melhor experiência aos clientes mais maduros, a empresa aposta na organização dos produtos e comunicação clara, auxiliando e sanando qualquer possível dúvida sobre utilização do aplicativo e pagamento. “Nas inaugurações dos PDXs market4u, contamos com a presença de promotores que auxiliam os usuários no download e nas primeiras compras. Entre os desafios que supermercadistas encontram para atender o consumidor 60+, o principal é a questão tecnológica. Muitas pessoas ainda são apegadas aos meios tradicionais, como uso de cédulas e cartão por inserção”, completa Eduardo Córdova, CEO do market4u.

Fonte: Super Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!