Varejista sai de uma queda de 15% para um crescimento de 52%
Resultado surpreendente foi alcançado em apenas dois meses através de um trabalho em conjunto entre varejo e fornecedor baseado nos dados da Scanntech
Desafio constante do varejo alimentar, as margens apertadas podem ser compensadas com o aumento da receita, outra tarefa desafiadora, mas que conta com a inteligência de dados, grande aliada na busca por soluções e estratégias que ajudam a vender melhor.
Thomaz Machado, CEO da Scanntech Brasil , conta que um cliente da empresa alcançou um resultado surpreendente. Em apenas dois meses, conseguiu sair de uma queda de 15% para um crescimento de 52%. Foi feito um trabalho em conjunto entre varejo, indústria e distribuidor, baseados nos dados da Scanntech, que desenharam e executaram um plano de ação, resultando na rápida mudança.
Outro exemplo de como a tecnologia pode ser determinante é de uma rede varejista, com 20% das vendas em curva C, que identificou, utilizando uma solução em preço, que a maioria dos produtos tinha espaço para aumentar em média 10%. Somente essa iniciativa gerou 2% de aumento de faturamento.
“Quando você se aprofunda nos dados, as possibilidades são infinitas. E quando você não se concentra apenas em tendências, mas também em execução, os resultados são surpreendentes”, ressalta Thomaz. “Conseguimos por exemplo identificar o preço, sortimento, estoque e pedido ideais. Tudo isso de modo que nenhum humano conseguiria fazer. É muita produtividade agregada. Nossos clientes chegam a ter um crescimento bem significativo no total da receita apenas com ações orgânicas e mapeadas”, explica.
A empresa teve importante papel no acesso do varejo às informações. Hoje, varejo, indústria e distribuidores usam tais soluções em negociações, vendas, trade, pricing, sortimento, JBP, estoques, entre outros. Os líderes do varejo alimentar estão percebendo a importância da tecnologia para sua sobrevivência, orientando também seus colaboradores e dando ferramentas de capacitação, mas ainda temos um caminho a percorrer na disseminação desse conhecimento.
“Muita coisa mudou, vivemos uma fase de transformação digital acelerada, em que a cada momento surge uma nova inteligência artificial, uma nova tecnologia. Algumas não são tão relevantes e outras vieram para revolucionar completamente a forma como trabalhamos e até como vivemos”, afirma o executivo. Como as inovações não param e o setor está em constante movimento, a Scanntech vai trazer algumas novidades em primeira mão no Scanntech (IN) Motion , maior evento voltado à eficiência de dados realizado na América Latina, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.
Fonte: SA Varejo