73% dos consumidores brasileiros mudaram seus hábitos de compra nos últimos anos

Confira os dados do estudo da Kantar

De acordo com o Consumer Insights 2023, estudo produzido pela Kantar , uma das líderes globais em dados, insights e consultoria, 73% dos brasileiros adaptaram os padrões de compra para enfrentar os desafios relacionados à alta de preços dos últimos anos. Conforme os dados, os consumidores estão visitando mais canais e 51% estão priorizando embalagens menores para equilibrar os gastos. As dimensões de embalagens média (30%), grande (12%), extragrande (2%) e a granel (5%) seguem com uma certa distância atrás.

O estudo, que analisou para dentro dos lares 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do país, e para fora do lar, 43 milhões de indivíduos, acompanha o comportamento do comprador brasileiro, e traz uma visão sobre a aquisição e uso dos bens de consumo massivo, como alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e beleza pessoal.

Segundo a análise, no primeiro trimestre de 2023, a omnicanalidade se intensificou no Brasil, com 55% dos brasileiros visitando de cinco a sete canais de compras. Além disso, houve um aumento de 22% no gasto médio por lar e um crescimento de 60% na frequência. Por outro lado, o e-commerce mostrou estagnação nos gastos, com uma queda de 2,8% em frequência e uma retração de 1,1% em tíquete médio. Segundo a Kantar, o aumento de preços desacelerou os ganhos das famílias e prejudicou a lealdade dos desembolsos algo que reflete a estagnação nos gastos

Entre os canais de compra de bens de consumo massivos que se destacaram no último trimestre do ano passado e no primeiro trimestre de 2023 estão os atacarejos e os supermercados independentes, sendo o primeiro responsável por atrair 3 milhões de novos lares, enquanto o segundo, junto a  farmácias conquistou 1,8 milhões de novos lares. Nos  tíquetes médios os aumentos foram de 22% e 12% respectivamente.

Outro fato levantado pela pesquisa é sobre as diferenças nos padrões de compra ao longo dos meses. Do 1º ao 10º dia, o abastecimento ganha importância em volume, com 54,3% no primeiro trimestre de 2023, tal tendência é impulsionada por marcas econômicas e compradores de 30 a 49 anos de idade. Entre o 11º e 20º dia, com 16,1%  a proximidade ganha relevância impulsionada por compradores acima de 40 anos e produtos Mainstream. Já do 21º dia até o fim do mês, volta o abastecimento (45%), mas, dessa vez, incentivado por usuários acima de 50 anos de idade e pelas companhias Economy.

Fonte: SA Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!