76% dos consumidores pesquisam produtos via redes sociais, diz pesquisa

As redes sociais têm o poder de conectar pessoas das mais diversas formas, por conversas, fotos ou vídeos. Como um ambiente profissional, ela traz a produção de conteúdo e se torna uma vitrine para aqueles que têm produtos e serviços a oferecer. Mas ela ainda deu um próximo passo que está despertando o olhar das lojas e consumidores: as vendas.

O Social Commerce pode ter sido algo bem novo um dia, daquele tipo que gera até uma certa desconfiança – será que vai para frente? – mas depois foi abraçado pelo consumidor e já faz parte da rotina. Que tendência nunca passou por uma situação dessa? Pois é, com o Social Commerce não foi diferente.

Segundo a pesquisa da All iN | Social Miner, feita em parceria com Opinion Box e Etus, o hábito de fazer compras pelas redes sociais se dá pelas facilidades das pesquisas, preços melhores e avaliações da loja e dos produtos ficarem ‘expostas’, tudo isso garantindo credibilidade e mais liberdade no conteúdo para as vendas.

Ao questionar sobre compras online, prática que se intensificou no período de pandemia, a pesquisa revela que 86% dos entrevistados já tinham o hábito de fazer compras online nas mais diversas plataformas e isso não mudou!

O impacto do Social Commerce

O estudo revela ainda que, apesar dos sites e aplicativos ainda serem a grande preferência do público (74%) na hora de passar o cartão — e isso se dá por um preparo dos e-commerces em aperfeiçoar esse tipo de plataforma —, ainda assim, 76% dos entrevistados pesquisam os produtos pelas redes sociais e 70% podem aderir a prática no futuro.

Esse comportamento comprova que as mídias são uma grande vitrine para o produto e principalmente para a loja, que pode utilizar esse meio para expor a rotina do backstage, imagens dos produtos e relacionamento com os clientes — tudo de forma gratuita.

Confiança é pré-requisito

Os preços e avaliações são o ponto forte do Social Commerce, por isso vale o investimento em mais um canal de atendimento que seja eficaz e atenda o consumidor. Dessa forma, é possível criar uma proximidade maior com o cliente e esperar que ele comente, compartilhe e marque os amigos para comprarem também.

E quais são as redes sociais mais requisitas para esse fim, então? No TOP 3 temos Google shopping, Instagram e Facebook vencendo no quesito vendas e pesquisas, enquanto para busca de avaliações, o Google Shopping perde lugar para o WhatsApp.

Fonte: E-commerce Brasil

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!