ABA “AVALIAÇÕES” PODE INCENTIVAR COMPRAS EM LOJAS ONLINES
Aline Haeckel, general manager da ESHOPPER, explica como as reviews podem contribuir para a credibilidade da marca e compartilha boas práticas do sistema de avaliações
As lojas online já são uma realidade no varejo brasileiro, sendo um canal de vendas lucrativo para inúmeros segmentos. Mas para vender online, é preciso utilizar estratégias que vão muito além de preço e envolvem a confiança do cliente. Afinal, nem todo mundo confia que vai receber uma compra em casa depois de adquirir um produto na internet.
Uma opção que pode contribuir para aumentar a credibilidade da marca no e-commerce é a aba “Avaliações”, onde os consumidores que já compraram na loja podem atribuir notas e comentários sobre a experiência de compras. “As análises dos usuários são essenciais para as decisões de compra dos usuários. O instituto independente Baymard aponta que 95% dos usuários confiam em reviews nas páginas de produto para avaliar ou aprender mais sobre os itens. Além disso, para os brasileiros que consomem online, 55% consideram os feedbacks de outros essenciais na tomada de decisão na hora de executar uma compra”, explica Aline Haeckel, general manager da ESHOPPER, empresa especializada em análises de usabilidade de e-commerce.
Os reviews, que são as avaliações, ajudam a marca a “transmitir credibilidade”, como é observado por Aline, mostrando aos potenciais clientes como a empresa tem sido avaliada em suas vendas onlines. Mas, diferente do que muitos podem pensar, ter apenas avaliações positivas não é algo a ser almejado. “Um site que não contém comentários negativos publicados pode acabar gerando desconfiança nos consumidores”, aponta Aline, mostrando que os comentários desfavoráveis também são importantes de serem mostrados, mas sem deixar de destacar, pelo menos, cinco comentários positivos e notas entre 4.0 e 4.7.
Dentro do setor supermercadista, a área de vinhos é uma das que possui maior potencial de atrair comentários, já que os consumidores deste produto possuem o hábito de avaliar e compartilhar dicas com a comunidade. Mas também é possível adotar outras estratégias para incentivar o cliente a deixar uma avaliação, a loja pode se comunicar depois de um determinado tempo que a compra foi concluída, perguntando se o produto agradou o cliente e incentivá-lo a deixar uma avaliação, oferecendo ainda um cupom para uma próxima compra ao deixar o comentário no site”, aponta Aline.
A gestora da ESHOPPER também aponta algumas boas práticas do sistema de avaliações, como:
•Indicar a média das avaliações no topo da página do produto;
•Mostrar a distribuição das notas em gráfico (Exemplo: estrelas);
•Oferecer a possibilidade de filtrar e ordenar as avaliações;
•Não haver necessidade de estar logado para avaliar;
•Na seção de avaliação, incluir fotos do produto.