APAS SHOW 2022 REALIZA SUA 36a EDIÇÃO E BATE RECORDES
Com mais de 800 expositores, congresso, rodadas de negócios e lançamentos, evento recebeu 111.571 visitas
Após dois anos de pausa, em virtude da pandemia da Covid-19, a APAS Show voltou a acontecer em São Paulo em 2022, realizando a sua 36a edição. Considerada a maior feira de supermercados do mundo e a maior feira de alimentos e bebidas das Américas, a APAS aconteceu durante os dias 16 e 19 de maio no Expo Center Norte, ocupando uma área de exposição de mais de 75 mil m2 e com mais de 800 expositores dispostos nos cinco pavilhões do centro de convenções.
Com um público ansioso para voltar aos eventos presenciais e realizar muitas conexões de negócios, a APAS Show 2022 superou todas as expectativas com números que comprovaram o sucesso do evento. Ao todo foram 111.571 visitas, um crescimento de 4,43% em relação à última edição — realizada em 2019 — 89 expositores, dos quais 185 eram internacionais de 14 países, e 57.602 visitas do público-alvo do evento. Em relação às conexões de negócios foram 106 reuniões com 45 expositores e 20 empresas compradoras.
Na edição deste ano, a Apas trouxe como tema “Além de Alimentos”, refletindo o compromisso de trazer tudo de mais importante para o setor, desde alimentos e bebidas até tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais. O objetivo do evento foi proporcionar networking, troca de experiências e a construção de novos negócios, como também aproximar, ainda mais, os profissionais, as marcas, e os lojistas.
Congresso Apas Show 2022
Além das exposições, a Apas também realizou, durante três dias, o congresso “O Essencial é Humano”, trazendo informa ações, inovações, tendências e cases de sucesso. Entre os dias 17 e 19 de maio, foram realizadas mais de 78 palestras simultaneamente, com a presença de 3.684 congressistas.
“A escolha do tema do Congresso é uma valorização do capital humano do nosso setor. Com ‘O Essencial é Humano’, a APAS reconhece que o setor de supermercados é uma atividade essencial para o dia a dia das pessoas. Desta maneira, falar sobre isso é um reconhecimento da principal preocupação dos últimos dois anos: a saúde das pessoas. Tratar desse tema em 2022 é um resgate dos aprendizados
da pandemia e uma homenagem à resiliência humana observada no passado recente.”, explica Carlos Corrêa, superintendente da APAS.
Ao longo dos três dias, as palestras foram divididas por temáticas, sendo elas: “Desenvolvimento e Formação”, “E-Commerce e Omni”, “Experiência de Compra”, “Mix e Pricing”, “Operação Inteligente” e “Transferência Estratégica”. Em cima disso, as palestras foram dispostas na grade na seguinte sequência: Tendência, Estratégia, Tática, Cases e Moderação, onde foram realizados debates e conversas sobre o que era apresentado.
No primeiro dia, 17, a abertura do congresso aconteceu no grande auditório, com o sociólogo italiano Domenico De Masi, autor de obras como ”Ócio Criativo”. Com o tema “O futuro é humano ou não é futuro”, ele trouxe reflexões sobre os caminhos para a prosperidade e a felicidade em campos pessoais e profissionais. Segundo o palestrante, “as necessidades qualitativas consistem no desejo de refletir sobre nós mesmos”. Citando grandes pensadores, poetas e filósofos da história, De Masi fez um paralelo para contextualizar as necessidades atuais de adaptação da vida em sociedade.
Sobre o momento atual do setor supermercadista, De Masi comentou que três modelos de negócios atuais se completam: os mercados de vizinhança têm importante papel social nas relações humanas, já os grandes mercados atendem a um importante demanda cotidiana e, por sua vez, o e-commerce, que entrou no costume de consumo dos brasileiros na pandemia, traz praticidade e agilidade.
“Acredito que esses formatos são necessários para o comércio, sem um extinguir o outro”, completou.
Já no painel de Mix e Pricing, Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, falou sobre como adequar o mix de compras ao shopper, trazendo dicas para usar as novas tendências de consumo a favor do varejo: “60% do resultado de sucesso de um estabelecimento está ligado a um mix de produtos adequado. Isso faz a diferença no caixa, nas vendas e na atração e retenção do cliente”, comentou. A executiva comentou que a definição do sortimento passa pelo propósito do estabelecimento, pelo público, pela loja e pelo papel e estratégia da categoria. Neste sentido, o cliente deve estar no centro das atenções: “o público está atento a novos valores de diversidade, práticas sociais, atitudes e comportamentos”. Fátima ainda constatou que as lojas físicas se mantêm relevantes: 80% da conversão de vendas está relacionada com a exposição adequada do mix de produtos.
Na categoria de Transformação Estratégica, Artur M Motta, professor da FGV, moderou o painel “Lojas autônomas e a hiper conveniência para o shopper”, ao lado de Bruno Bragancini, diretor presidente da Enxuto Supermercados, e Rodrigo Miranda, founder da Zaitt. Os três conversaram sobre tendências de mercado e o uso da tecnologia para atender melhor aos clientes.
“O mercado varejista está muito dinâmico. Sempre foi um setor dinâmico, com a chegada da tecnologia o dinamismo tomou uma proporção exponencial, e a gente tem que está muito atento a tudo que orbita no entorno do varejo para que a gente atenda o consumidor da melhor maneira possível”, comentou Bruno Bragancini. O empresário foi convidado para compartilhar dois casos de sucesso da Enxuto Supermercados: o drone terrestre e os carrinhos inteligentes.
Com a presença de lojas dentro de condomínios, a empresa pensou no drone terrestre para trazer ainda mais conveniência para os consumidores. “o consumidor liga para o nosso colaborador que fica dentro da nossa unidade, essa unidade tem por volta de mil produtos a disposição dos consumidores do condomínio, e ali o consumidor faz as compras que ele quer, nosso time seleciona os produtos, coloca nesse drone terrestre que por gps vai levar até a casa do consumidor”, explica Bruno.
Já o carrinho inteligente, o primeiro da América Latina, foi desenvolvido em parceria com a Nextop pensando em atender os supermercados de grande porte da Enxuto, 2.500 a 5.000 metros de área de venda. Dotado de tecnologia, o carrinho é capaz de identificar, somar e receber o dinheiro pelo pagamento das compras. “O consumidor tem um leitor de código de barras acoplado nesse carrinho e também uma maquininha de Pin Pad, o carrinho tem muita tecnologia embarcada, com identificação por imagem dos produtos que estão sendo colocados nos carrinhos e uma balança também. A gente tem um duplo check se o produto que foi escaneado está dentro do carrinho, você já consegue visualizar o preço dos produtos, o valor que está ficando sua compra, se você precisar cancelar algum item é muito fácil, e no final você tem uma saída exclusiva. Você passa ali o seu cartão, ou qualquer forma de pagamento digital, e nessa saída você só retira o seu cupom e retira suas sacolas”, compartilha.
O carrinho foi desenvolvido para comprar de até 20 volumes e chegam como opção para diminuir o tempo de espera em filas. Lançado pouco antes da Apas, o modelo se mostrou eficaz logo nos primeiros dias. “Nos primeiros dias cada carrinho estava em média com 60 cupons, 60 clientes utilizaram, e nos últimos dias a gente tá por volta de 110/120 utilizações. Então, na nossa avaliação, está tendo uma excelente aderência dos consumidores”, finaliza Bruno. Presente no mesmo painel, Rodrigo Miranda, founder da Zaitt, também falou sobre o uso da tecnologia para melhorar a experiência do cliente, e comentou também sobre os testes para o novo modelo de delivery mais rápido e os desafios para manter as operações funcionando. “Tem uma série de desafios quando a gente fala de delivery. Questão de ruptura, você garantir que o que está lá no aplicativo está na prateleira. Questão logística, dos custos envolvidos. Tem a margem, ajustar pricing, etc, para você conseguir cobrir. Tem uma série de desafios para fazer tudo isso funcionar de maneira perfeita”, pontua.
O painel Divisão, Desenvolvimento e Formação, também reuniu grandes nomes do varejo brasileiro, entre eles Sílvia Martins, diretora de programas de desenvolvimento de famílias empresariais e acionistas da Fundação Dom Cabral, e Kiko Campos, Diretor Sênior de Recursos Humanos do Grupo Carrefour.
No bloco de mini palestras intitulado “Humanizar para engajar”, intermediado por Sílva, ela comentou inicialmente, A sucessão e a longevidade do negócio, e levantou os principais dilemas das famílias empresárias, elementos da governança que contribuem com a sucessão, longevidade dos negócios e caminhos que permitem preparar novas gerações para os negócios. Já Kiko, falou sobre o tema Inovação através do empoderamento dos colaboradores.
No geral o congresso tratou de temas como Conectividade e mobilidade, Tendências em arquitetura e ambientação, Metodologia OKR, Precificação estratégica, LGPD no varejo, Pós-compra, O consumidor 4.0 e muito mais.
Case de sucesso Mercadinhos São Luiz
Quem também esteve presente no congresso “O Essencial é Humano” foi Severino Ramalho Neto, diretor-presidente do Mercadinhos São Luiz. Na categoria de Desenvolvimento e Formação, Neto foi convidado para compartilhar o case de sucesso do São Luiz, com o tema: O que faz de diferente uma empresa para ser um ótimo lugar para trabalhar?
De acordo com a Great Place to Work, 87% dos funcionários do Mercadinhos São Luiz dizem que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar comparado com os 70% dos colaboradores das empresas do mercado na América Latina.
“Então, primeiro o tema, o Essencial é Humano, que a gente acredita bastante. Fazer parte de um debate desse, no mundo da tecnologia, que nunca foi tão expansivo como está agora, e a gente falar do fim, que tudo se dirige a isso, ao humano, nos deu muita honra, um prazer muito grande e, de alguma forma, um reconhecimento do trabalho do Mercadinho”, destacou Severino Neto.
Lançamentos
A Apas Show 2022 também foi uma oportunidade para o lançamento de novos produtos de diversas marcas.
Reconhecida nacionalmente pelas marcas Adria, Piraquê, Vitarella, Treloso, Fortaleza, Richester e Isabela, a M.Dias Branco se destacou também no segmento healthy food e anunciou o compromisso de liderar quatro categorias relacionadas a nutrição e saudabilidade nos próximos anos, sobretudo graças à aquisição da marca Fit Food.
Já a Cantu, empresa do Grupo Wine, maior importador de vinhos do Brasil, trouxe alguns lançamentos, levando mais de 100 rótulos do portfólio de vinícolas, como Ventisquero, Susana Balbo, Ramon Bilbao, San Telmo, Torres, Yellow Tail, Calvet, Quinta de Bons Ventos e Casa Relvas.
APAS SHOW 2023
Após o sucesso da 36a edição, a organização da Apas Show já divulgou a data do próximo encontrou: entre os dias 15 e 18 de maio de 2023, a maior feira supermercadista volta a acontecer em São Paulo, com a expectativa de bater novos recordes após uma edição que ficou na história da evento.