As grandes oportunidades que o setor de alimentos e bebidas traz para o e-commerce

É inegável que o e-commerce brasileiro continua crescendo, mesmo após uma desacelerada no ano passado. De acordo com pesquisa realizada pela NielsenIQEbit, o faturamento chegou a R$ 262,7 bilhões em 2022, alta de 1,6% em relação ao ano anterior.  Apesar do crescimento bem abaixo da inflação (que foi de 5,79% ), depois de anos de altas de duplo dígito durante a pandemia, o valor representa um recorde para o setor.

O estudo da Nielsen|Ebit mostra outro dado muito interessante sobre o mercado brasileiro: a cesta de alimentos e bebidas saiu da sexta posição no ranking para o terceiro lugar em número de pedidos. O segmento foi o que mais contribuiu para a alta geral de pedidos no e-commerce. De acordo com a pesquisa, o grupo teve a maior variação, com crescimento de 82,8% em 2022, na comparação com o ano anterior. O crescimento acelerado da categoria só reforça sua importância para o varejo digital e nos vislumbra um cenário de grande potencial de crescimento.

A pesquisa traz outro dado positivo para o setor: a maior parte dos consumidores digitais brasileiros tem mais de 35 anos, segundo o levantamento. A representatividade dessa faixa cresceu ao longo do ano de 2022 e soma mais de 68% do público total. Esse perfil compra, principalmente, alimentos e bebidas, itens de casa e decoração, construção e ferramentas, eletrodomésticos e gastos com saúde.

Por onde quer que olhemos, os números são animadores. No último trimestre, o setor de foodservice, alimentação fora do lar, movimentou R$ 56,5 bilhões no Brasil, segundo o estudo Crest, realizado em parceria com o Instituto Foodservice Brasil (IFB) e Mosaiclab.

Os valores representam um aumento de 10%, em relação ao mesmo período de 2021, e de 1%, em relação a 2019. Em 2022, 16% dos pedidos foram feitos por delivery, enquanto esse número era de 9% até 2019. Os pedidos feitos exclusivamente via aplicativos cresceram mais de 1.000%, em relação a 2016, e já são o dobro do pré-pandemia, mostrando que o delivery e os canais digitais consolidam seu espaço, facilitando a vida dos consumidores.

Outra característica desse setor é a omnicanalidade – este foi historicamente um dos primeiros mercados a investir em canais alternativos de venda fora do ambiente físico. O consumidor que tem uma experiência positiva no restaurante tende a pedir no delivery da marca e vice-versa.

Nos últimos anos, além do tradicional telefone, os pedidos podem ser feitos por mensagens instantâneas, sites do restaurante e em aplicativos de entregas. Investir cada vez mais em tecnologias e canais é fundamental para que o setor de alimentos e bebidas tenha espaço para ganhar escala e aumentar as vendas – sem esquecer de um possível aporte em logística, para possibilitar que seus produtos cheguem a outras regiões do País.

É importante que o setor tenha ciência de que ainda há lugar para atrair novos consumidores e que o comércio eletrônico tem uma grande capacidade para novas dinâmicas de consumo. Claro que há novos desafios, mas vemos uma habilidade de adaptação e reinvenção do segmento.

Giuliana Cestaro, diretora de Produtos e-commerce da Fiserv Brasil.
Fonte: Mercado e Consumo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!