Brasileiros aumentam leque de marcas para consumo em tentativa de driblar altos preços

Estudo também evidenciou a busca por produtos dos próprios supermercados, que são de 15% a 25% mais baratos

Atento ao cenário econômico, o consumidor brasileiro aumentou o número de marcas que consome. A estratégia tem o objetivo de contornar a alta nos preços observada nos supermercados e no bolso do trabalhador.

Refletindo a progressiva alta ao longo do trimestre, o arroz e o feijão apresentam aumento no número de marcas disponíveis nas gôndolas. O arroz foi de 65 para 68, em comparação com o mesmo período de 2022. O feijão apresentou crescimento de 67 para 71 marcas.

O estudo também evidenciou a busca por produtos dos próprios supermercados que têm, em média, diminuição de 15% a 25% nos preços. Algumas redes supermercadistas já reportam a presença de 50% desses itens na cesta de compras do brasileiro, que deseja manter o consumo dos alimentos sem gastar mais caro por isso.

Em coletiva realizada nesta quinta-feira, 27, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apresentou o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros, com números do primeiro trimestre do ano.

“Grande parte da renda das famílias é direcionada para a alimentação. Temos observado que o consumidor está muito mais atento aos preços, fazendo pesquisas e comparações. Por outro lado, vemos os supermercados preocupados em oferecer alternativas com preços que cabem no bolso dele. Ou seja, o aumento no número de marcas está relacionado à chegada de opções regionais e seus valores”, explica Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS.

Crescimento do consumo

O índice apontou alta acumulada de 1,98% no primeiro trimestre, número que reflete o abastecimento dos lares com produtos para a Páscoa e o pagamento adicional de R$ 150,00 por crianças de até seis anos para 8 milhões de famílias inscritas nos programas de transferência de renda do governo federal.

A maior variação do consumo no período foi registrada em março, com alta de 7,29% ante fevereiro. Na comparação com março de 2022, a alta é de 4,58%. A entidade prevê um crescimento de 2,5% do consumo nos lares brasileiros em 2023.

Imagem: Shutterstock

Fonte: Mercado e Consumo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!