Carrefour lança modelo de loja que vai unir bandeiras existentes ao Sam’s Club no mesmo empreendimento

As primeiras unidades serão inauguradas ainda neste ano. Medida visa maximizar o tráfego das filiais envolvidas

As lojas do  Carrefour e do  Atacadão terão sua área reduzida para transformar parte dela e parte de suas áreas vão receber lojas do Sam’s Club . As primeiras cidades com unidades desse modelo serão Rio de Janeiro e Porto Alegre ainda neste ano. Entretanto, outras já estão sendo mapeadas pela área imobiliária e pelo comando do Sam’s.

O projeto de lojas “combo” pretende explorar a área de vendas e o tráfego de clientes com a expectativa de maior diluição de custos e efeito positivo na lucratividade, dando seguimento ao plano de focar investimentos que melhor utilizem o caixa e os ativos do Grupo.

Sendo assim, entre o fim deste ano e o começo de 2024, a unidade do Atacadão localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, dará espaço a um Sam’s. O mesmo irá ocorrer no BarraShoppingSul, em Porto Alegre, onde há uma loja do Carrefour. Dessa forma, duas lojas  com bandeiras distintas vão dividir a mesma área e terreno. Estão previstas também adaptações em mais 3 pontos, porém suas localizações ainda estão sob sigilo.

Para o Grupo Carrefour , que atualmente possui cerca de 450 terrenos ativos no País entre lojas e centrais, a exploração do potencial de suas áreas é um plano antigo, e com esse investimento isso será concretizado com um melhor aproveitamento do tráfego de clientes e diluição dos custos fixos das lojas.

“Há rateio de IPTU, por exemplo. Além disso, o uso de equipes internas, como limpeza e segurança, pode ser otimizado. Também há compartilhamento de áreas administrativas. É todo um processo de repensar a divisão dos espaços e tentar tirar mais deles, e explorar muito a força da localização das lojas”, diz Liliane Dutra, CEO da área imobiliária do Grupo Carrefour, para o jornal Valor Econômico.

A reorganização dos espaços irá ocorrer de forma que beneficie os dois lados. Na unidade do Rio, por exemplo, o Atacadão, que atualmente possui área de 7.000 m² vai passar a ter 4.000 m², e com a aquisição de mais mil metros quadrados o Sam’s terá também 4.000 m². Esse novo conceito de espaço trará mudanças na disposição da loja do Atacadão para que os clientes não sintam as alterações de forma negativa.

O Sam’s Club tem tido um crescimento no país nos últimos anos. Entre janeiro e março a rede atingiu R$ 1,4 bilhão em vendas brutas e a cadeia cresceu 7,6%, acima da média para a rede. A margem Ebitda (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização) ficou em 4,3%. Já o Grupo Carrefour, com a aquisição e migração das 124 lojas elevou as despesas, e reforçam a necessidade de focar tarefas essenciais.

No que se diz a respeito à preferência de clientes por uma das redes, Vitor Faga, presidente do Sam’s no Brasil, comenta não estar preocupado. “Não vemos a Member’s Mark competindo com itens ‘primeiro preço’ dos hipermercados, por exemplo. Quem vem aos Sam’s já é fiel a certos produtos. Vou dar um exemplo, desenvolvemos um azeite com preço competitivo, fabricado na Grécia, com aval do Sam’s nos EUA, e que só vendemos no Brasil. Também temos importação direta da marca Levi’s. Não há isso no Carrefour ou no Atacadão”, afirma.

Fonte: SA Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!