Categoria pet nos supermercados: como se tornar competitivo com a concorrência especializada

Rede Coop oferece itens para todas as fases do pet com marca própria e professor destaca ativação no PDV

O Brasil está entre os três países com a maior população de pets do mundo, com mais de 149 milhões de animais de estimação, atrás de China e Estados Unidos, de acordo com pesquisa da GFK feita em 22 países. Com o crescimento constante do número de pets no país, o mercado aquece e, consequentemente, gera oportunidades para os supermercados que apostam na venda de produtos desta categoria. Em relação à alimentação dos pets, uma pesquisa feita pela Opinion Box mostra que 65% dos consumidores optam pelas redes de pet shops para comprar a comida, e em seguida aparecem os supermercados, com 32%.

De acordo com a gerente comercial da rede Coop, Diana Queirós, a empresa trabalha com as melhores marcas do mercado e busca atender a todas as necessidades nutricionais em diferentes fases da vida do pet. “Outro aspecto de grande importância é oferecer uma alimentação completa, desde ração seca, ração úmida e petiscos. A seção de higiene vem ganhando muito espaço nas gôndolas, que são tapetes higiênicos, areias sanitárias e toda linha de higiene para pets. Hoje, disponibilizamos marcas líderes e também a marca própria de alta qualidade”, conta.

Segundo a gerente comercial da rede Coop, a categoria de pets vem sendo trabalhada mensalmente nas lojas a partir de ativações e materiais de ponto de venda. “Os festivais fazem o maior sucesso com os consumidores a cada trimestre. Uma forma de se diferenciar dos especializados é mostrar em pontos estratégicos que temos uma categoria completa à disposição dos tutores, nos checkout, pontas de gôndolas e até em ilhas espalhadas pelas lojas”, explica Diana Queirós.

Novidade para o varejo

Para Eduardo Maróstica, Ph.D e professor de MBAs da FGV, embora a categoria pet seja uma das mais vendidas no mundo, o consumidor está habituado a comprar esses produtos em pet shops ou nos sites das grandes redes. “Por isso, é fundamental a ativação, organização e promoção no PDV para fazer o cliente se adaptar a este tipo do produto. Para o varejo supermercadista a categoria pet é uma novidade, então, precisamos cuidar da experiência como um todo e fazer o acompanhamento da jornada 360 desse público dentro do mercado”, acredita.

De acordo com Diana Queirós, o principal desafio da rede Coop é incluir os itens da categoria pet entre os produtos da cesta de compras dos consumidores e também dos cooperados. Nosso grande desafio é incluir na lista de itens regulares da cesta de compras. Afinal, nosso objetivo é o bem-estar dos nossos pets e proporcionar facilidade ao consumidor em sua jornada de compras”, conclui a gerente comercial.

Fonte: Super Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!