Self-checkout auxilia operação, mas encontra barreiras que ainda impedem crescimento

Cultura de fazer compras interagindo com pessoas tem impacto nas lojas que optam pelo sistema de pagamento

Nos supermercados, assim como em outros nichos, as novas tecnologias estão cada vez mais presentes no ponto de venda. Considerando as ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, por exemplo, estamos vendo o crescimento de soluções que melhoram a eficiência e a produtividade, reduzem custos e, principalmente, tornam a experiência do consumidor mais atrativa.

Um dos pilares da experiência do consumidor em um supermercado é o pagamento, ou checkout, e neste aspecto a IA cresce como solução para evitar filas e, consequentemente, transtornos ao seu consumidor. Porém, a rede de supermercados Booths, da Escócia, recebeu reclamações dos clientes por tirar os caixas manuais de suas lojas. Um dos problemas do self checkout, neste caso, era a dificuldade dos clientes para identificar os diferentes tipos de frutas, por exemplo.

Para Fernanda Dalben, diretora de marketing da rede Dalben Supermercados, a cultura dos brasileiros de fazer compras interagindo com pessoas tem impacto nas lojas que oferecem o sistema de self checkout. “A preferência do brasileiro por interações sociais impacta positivamente nas lojas que oferecem uma experiência mais humana e personalizada, mesmo em ambientes automatizados”, explica.

Barreiras e reconhecimento facial

De acordo com a executiva, ainda existem barreiras para o crescimento deste sistema no Brasil. “Os pontos que seguram o crescimento do sistema de self checkout incluem resistência à tecnologia, questões de segurança percebidas e a necessidade de adaptação cultural aos novos métodos de pagamento. Além disso, a implementação do sistema pode influenciar no volume de perdas nas lojas dependendo da eficácia das medidas de segurança e da aceitação dos clientes”, afirma a diretora de marketing da rede Dalben.

Segundo o diretor de marketing da Payface, empresa que oferece tecnologia de pagamento por reconhecimento facial, Rafael Appugliese, o varejo se adapta tanto às pessoas que querem praticidade quanto para aqueles que buscam um nível de serviço maior. “As lojas que optam por auto checkout e self checkout entendem que o seu público quer mais agilidade, praticidade e rapidez. Na cultura brasileira, encontramos ambos os tipos, as pessoas que querem a praticidade do auto-checkout e as que querem o nível de serviço de um caixa tradicional”, acredita o executivo.

Rafael explica que uma das estratégias mais eficazes para evitar furtos e fraudes no checkout é, justamente, o pagamento por reconhecimento facial. “Com um cartão e uma senha é mais fácil cometer uma fraude. Com reconhecimento facial, todos os riscos intrínsecos à operação diminuem muito. Tirando o furto, onde a pessoa esconde dentro do corpo, para todos os outros tipos de fraude no varejo o reconhecimento facial é a tecnologia e a solução mais segura e mais interessante para prevenir qualquer tipo de problema”, completa.

Fonte: Super Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!