Cinco dicas para marketplaces encararem o Mês do Consumidor

O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março, mas o mês inteiro acaba tendo um maior movimento no varejo

No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, popularmente conhecido como a ‘Black Friday do primeiro semestre’’. A data surgiu após uma declaração do ex-presidente norte-americano John Kennedy sobre a defesa dos direitos do consumidor em 15 de março de 1969, nos Estados Unidos. Desde então, o evento vem ganhando força e expandindo-se no varejo digital, sendo considerado a primeira grande data comercial do ano.

Assim como a Black Friday, o Dia do Consumidor não se limita a apenas um único dia. Nos últimos anos, a Semana do Consumidor tem conquistado relevância entre os clientes e comerciantes digitais, e agora já se fala no Mês do Consumidor. Pesquisa recente da AlliN aponta que, em 2022, os e-commerces faturaram R$7,8 bilhões logo na primeira quinzena de março, apontando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

De acordo com Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, a data é perfeita para o comércio eletrônico apostar em promoções e conseguir um ‘boom’ nas vendas, aproximando os clientes da empresa. Entretanto, a desconfiança em relação às compras online ainda é um obstáculo para o comércio eletrônico no Brasil. “O papel do marketplace é muito importante para passar essa credibilidade. É possível observar diversas propagandas como ‘devolva sem custo’, que fazem o cliente ficar mais confiante”, avalia.

Pensando nisso, Garcia listou cinco pontos que os marketplaces devem se atentar para garantir um bom proveito do evento neste ano:

Promoções atrativas

Pensando em um mês de alto lucro para os varejistas, é importante que os comércios online tenham promoções que fujam do lugar comum e chamem a atenção dos clientes. “O vendedor pode realizar uma pesquisa de campo, focando nos produtos que estão em alta no momento. Ao apostar em itens que estão sendo cobiçados, colocando um menor preço, os consumidores optam por adquiri-los em sua loja, fazendo com que seu lucro seja maior. Um dos melhores marketings que uma empresa pode apostar é na ‘atração visual’, pois quando os clientes batem o olho já se interessam por aquela propaganda”, aconselha o executivo.

Estratégia na divulgação

Quando um evento desse tamanho acontece, os varejistas costumam investir em ações estratégicas para divulgar suas promoções e produtos, na intenção de atingir novos públicos. “Além da ação de marketing, os vendedores podem apostar em propagandas nas redes sociais, como: publicações com datas e horários que irão disponibilizar cupons de desconto, produtos que estarão sendo comercializados e até mesmo, realizar campanhas específicas para a semana”, sugere Garcia.

Experiência do consumidor

Uma experiência de compra satisfatória ao cliente deve ser valorizada todos os dias, não somente no Dia do Consumidor, ou na Semana do Consumidor. Muito além dos benefícios como o frete grátis e cupons de desconto, é necessário oferecer um bom atendimento ao comprador desde o pedido, até a entrega do produto. “Cada vez mais usuários prezam pela eficiência e praticidade das lojas, assim como um atendimento simplificado e que de fato dê atenção às dúvidas e problemas que possam surgir durante a compra”, destaca.

O CEO da Petina enfatiza que o contentamento do cliente pode resultar em recompras ao decorrer do ano e agregar valor à reputação do negócio online através de feedbacks e indicações. “O processo de pós-venda, também não deve ser deixado de lado, pois é nesse contato que a marca estreita a relação com o consumidor e fideliza o seu público”, recomenda.

Vantagens no frete

Um dos empecilhos que mais impactam nas vendas através de e-commerces e marketplaces é o valor do frete na hora de realizar o envio dos produtos. Quando os vendedores conseguem minimizar tal custo, se destacam entre os demais, fazendo com que os consumidores voltem a comprar em seu e-commerce.

“Muitos marketplaces – como o Mercado Livre – realizam um sistema de benefícios, onde os compradores possuem vantagens ao realizar compras pela plataforma. Um desses benefícios é o desconto no frete. Dependendo da quantidade de produtos e valor atingido em um único carrinho de compras – normalmente é de R$79,90 – o frete é isento para o consumidor e fica sob a responsabilidade do vendedor. Uma vez que os varejistas conseguem ganhar a confiança dos clientes em relação ao tempo e valor do envio dos produtos, há uma grande chance de terem um público fiel, e o Mercado Livre possui uma eficiência única em relação às entregas.” diz.

Se atente ao meio de pagamento

Muitas vezes, o cliente deixa de realizar a compra no e-commerce pelas opções restritas de pagamento, ou até mesmo por não sentir segurança no site ao preencher as informações sensíveis do cartão de crédito. ‘’A plataforma deve disponibilizar ao comprador o máximo de opções de pagamento possíveis; Pix, cartão de crédito e boleto bancário são indispensáveis. O processo até o clique final precisa ser o mais transparente e fluido possível, e de preferência, no próprio site, para que não gere desconfiança no cliente’’, finaliza Garcia.

Fonte: Mercado e Consumo

Imagem: Shutterstock

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!