Coca-Cola Ypê, Perdigão, Seara e Italac são as marcas preferidas dos brasileiros

Segundo relatório da Kantar, o brasileiro desembolsou cerca de 17% a mais por produto e 19% a mais no total, na comparação com 2021

A Coca-Cola continua sendo a marca preferida dos brasileiros, seguida por Ypê, Perdigão, Seara e Italac, segundo a 11ᵃ edição do Brand Footprint, da Kantar, com base nas vendas feitas em 2022. As cinco mais escolhidas continuaram as mesmas de 2021.

Segundo a pesquisa, a Coca-Cola lidera foi escolhida 555 milhões de vezes pelos consumidores. Em seguida, com 552 milhões, vem Ypê.  Perdigão (443 milhões), Seara (398 milhões) e Italac (379 milhões) completam o ranking.

O relatório mostra ainda que, em 2022, o brasileiro desembolsou cerca de 17% a mais por produto e 19% a mais no total, na comparação com 2021. Devido à diminuição do poder de compra em consequência da inflação nos preços, o consumidor aumentou em 11% a frequência de compra, levando cerca de 9% a menos em unidades.

Cerca de 27% desses compradores visitaram oito ou mais canais de compra (em 2021 esse percentual foi da ordem de 19%), enquanto 56% foram a de cinco até sete canais (em 2021 eram 55%), e 17% visitaram até quatro canais, 8 pontos a menos do que em 2021.

“O brasileiro vem comprando de maneira diferente. Ele visita mais canais ao longo do mês e compõe os carrinhos de compra de outra forma. Adquire menos itens por viagem e está mais aberto a experimentar novas marcas para driblar a alta dos preços e equilibrar os gastos. As marcas que prestaram atenção a isso e diversificaram o ponto de venda, sem repasse de preço, se beneficiaram e conquistaram mais lares em 2022”, analisa Elen Wedemann, CEO da divisão Worldpanel da Kantar.

Principais destaques

Entre as 50 marcas que mais se destacaram no ranking, 23 apresentaram repasse de preço abaixo da média da categoria. Cerca de 46% do faturamento das marcas mais escolhidas vieram da estratégia de mix de mais de oito canais.

Em um ano onde o consumidor experimentou, dez marcas passaram a ter mais de 50% de presença nos lares brasileiros: Natura, Ninho, Delícia, Visconti, Garoto, Yoki, Intimus, Elegê, Close-Up, Dona Benta e Vitarella.

Das 10 marcas que mais ganharam penetração nos lares em 2022, seis aumentaram mix de canais e fizeram ajuste de preço abaixo da média da categoria: Downy (15,3 pontos de penetração); Flor de Ypê (12,9 p.p); Above (10,5 p.p.); O Boticário (10,1 p.p.); Garoto (10 p.p); Monange (9,6 p.p.); Ninho (9,1 p.p.); Visconti (8,9 p.p.); Natura com (8,7 p.p.); Pepsi (8,3 p.p.); Crystal (8,3 p.p.) e Elseve (8% p.p.).

Em 2022, 192 marcas ganharam presença nos lares brasileiros, 10 a mais do que 2021, o que revela que o consumidor está mais aberto a experimentação e variação.

“Este é um momento de retomada do consumo. O consumidor está disposto a trocar de marcas e testar novas. As marcas que estiverem atentas às constantes mudanças no comportamento de compra do brasileiro conquistarão e fidelizarão mais consumidores“, completa Wedemann.

O relatório mede quantas famílias compram produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre. Nesta edição, foram analisadas 350 marcas no Brasil com inclusão de três categorias: carnes suínas, mortadelas e salsichas.

Imagem: Shutterstock

Fonte: Mercado e Consumo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!