Mercado de alimentos indulgentes no Brasil pode chegar a US$ 47 bilhões em 2030

Empresas estão se preparando para atender essa demanda

Os hábitos de consumo mudaram durante a pandemia e a tendência do “eu mereço” vem crescendo. De olho nesta mudança, várias empresas vêm se preparando para atender os consumidores em um mercado que pode chegar a US$ 47 bilhões no Brasil em 2030, segundo a consultoria McKinsey.

Chamada de categoria de indulgência, no Brasil ela cresceu em média 20%. Algumas marcas cresceram acima desse porcentual, é o caso da Seara, controlada pela JBS, que apresentou avanço de 45%.

A emergência sanitária arrefeceu, mas o mundo mergulhou em um cenário de instabilidade econômica e social. Para Fatima Merlin, economista especializada em comportamento do consumidor, fundadora e CEO da Connect Shopper, o consumo indulgente tende a aumentar ainda mais.

A Seara foi ligeira em captar e atender os novos desejos dos clientes. No final do ano passado, a empresa apresentou ao mercado duas linhas com foco no churrasco. Uma delas, a gourmet, com porções menores, é para poucos convidados.

“O churrasco não está mais restrito aos finais de semana”, explica Tannia Fukuda, diretora de marketing e comunicação da Seara. Ao contrário das reuniões realizadas aos sábados ou domingos, com grupos maiores de amigos e parentes, o churrasco em dia útil é “mais intimista”, define ela.

Para Jenifer Ferreira Novaes, executiva sênior do Painel de Uso da Kantar, divisão Worldpanel, o isolamento social fez com que as pessoas buscassem levar também para casa “produtos que elas só acessavam nos restaurantes”. Mesmo com a covid-19 sob controle a tendência se mantém.

O lançamento mais recente da Seara segue essa filosofia. Com a linha empanados de frango a empresa quer proporcionar aos consumidores a mesma experiência pela qual eles passam, quando consomem, em viagens para o exterior, por exemplo, uma asinha ou um filé à milanesa, típicos das culinárias britânica e americana.

Mas quando o tema é alimentos indulgentes, os doces são imbatíveis, com destaque para o chocolate. Para se ter ideia, somente no ano passado as vendas desse produto cresceram 16%, movimentando R$ 7,2 bilhões.

O chocolatier Alexandre Costa, fundador e CEO da Cacau Show, afirma que é fácil entender o porquê da predileção. A manteiga de cacau é a única gordura que derrete à temperatura do corpo. Nos produtos mais sofisticados, os ingredientes são tão moídos que, ao colocar o chocolate na boca, o alimento se dissolve.

“É daí que vem aquela sensação de abraço, de acolhimento”, diz o CEO da Cacau Show, uma das grandes fabricantes de chocolates do mundo e, desde fevereiro passado, a maior rede franqueadora do Brasil.

Na Páscoa, a empresa lançou seu “dark milk”; composto por 55% de cacau, 25% de leite e 20% de açúcar. Ou seja, um chocolate com os benefícios nutricionais do amargo e o bem-estar proporcionado pelo ao leite.

Fonte: SA Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!