Conheça os principais aspectos em que a IA está reconfigurando o varejo

Especialistas destacam uso da tecnologia como diferencial competitivo e capacidade de atender toda a cadeia

A inteligência artificial vem evoluindo e ganhando cada vez mais espaço, principalmente no setor supermercadista. Cada vez mais a IA apresenta soluções em diferentes aspectos dentro da cadeia do varejo e os gestores varejistas se sentem motivados a usar Inteligência Artificial para otimizar a operação das lojas, assim como auxiliar no atendimento e na gestão estratégica da empresa, segundo uma pesquisa feita pela Linx, empresa de tecnologia para o setor.

Para Tiago Mello, CMO da Linx, o estudo mostra um momento propício para que empresas que já utilizam IA possam se destacar dos concorrentes. De acordo com Ricardo Pastore, coordenador do núcleo de varejo da ESPM, todos os processos de uma atividade varejista, desde a logística para o recebimento de produtos, a exposição, o atendimento e processos operacionais tendem a ser automatizados com IA. “É preciso levar em conta que o varejo oferece produtos de serviços ao cliente final, portanto a IA estará nos dois lados. Tanto do varejista quanto do consumidor. Partindo desse princípio, temos um universo de possibilidades”, afirma.

Personalização, cenários e prevenção de perdas

Pastore destaca aspectos como a personalização, onde a IA consegue analisar dados de compras anteriores e o comportamento do cliente de forma online ou na loja física. “Usando algoritmos de machine learning, os varejistas podem trabalhar tendências, comportamento de compra e analisar o mercado para tornar seu estoque mais dinâmico. Outro ponto é a revisão periódica na estratégia de preços com base nos concorrentes. A IA é capaz de segmentar por comportamento e sugerir preços para otimizar o resultado da loja”, diz o coordenador do núcleo de varejo da ESPM.

Para Roberto Kanter, professor de MBAs da FGV, um dos grandes impactos da IA no varejo acontece na operação, tornando a logística mais eficiente, assim como a gestão de estoque e, principalmente, a capacidade de criação de diferentes cenários. “O varejo é muito dependente dos cenários de vendas e a IA usa algoritmos que entregam ofertas específicas com base em um conhecimento profundo sobre o perfil de cada consumidor. Isso contribuiu com o marketing, com a comunicação da empresa e também com a apropriação da marca”, aponta.

O coordenador do núcleo de varejo da ESPM também mostra outros aspectos em que a Inteligência Artificial reconfigura o varejo tradicional. “Os chatbots e a assistência virtual são recursos que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana e podem facilitar muito o atendimento ao cliente. Na prevenção de perdas operacionais, todos os processos são apurados e catalogados e, no final do período, a IA analisa ocorrências e traça tendências para evitar que se repitam”, completa Ricardo Pastore.

Fonte: Super Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!