Consumidores deixam de lado o otimismo pós-pandemia e repensam hábitos com o aumento do custo de vida

Pesquisa da consultoria Bain lança luz sobre as percepções dos latino-americanos diante do novo panorama de inflação e instabilidade

A nova edição da pesquisa Consumer Pulse, da Bain & Company, apresenta uma mudança de percepção dos consumidores, que estavam otimistas com a perspectiva “pós-Covid” – prontos para reemergir, fazer planos e aproveitar a vida. Diante de um cenário turbulento com inflação, guerra, crises políticas e ameaças à estabilidade, as pessoas viram suas expectativas serem reprimidas e passaram a revisar suas prioridades.

O receio com o futuro, que era alimentado pela crise sanitária, passou a ser nutrido pelas incertezas econômicas. Em todo o mundo, a preocupação dos consumidores se mostra alta, mas os índices explicitam que a apreensão no Brasil supera os níveis da Europa e dos Estados Unidos em grande parte dos tópicos apontados no levantamento.

Entre os brasileiros, mais de 90% dos entrevistados perceberam aumento nos preços nos últimos três meses, 70% reportaram que já estão reduzindo suas despesas, enquanto outros 15% planejam reduzi-las. Aqueles que estão apertando os cintos apontaram como estratégia iniciativas como comer menos fora ou com delivery, economizar energia, comprar menos roupas e reduzir a conta de supermercado, optando por marcas mais baratas e redução no consumo de alguns itens. Mesmo aqueles que expressam preocupação importante com as mudanças climáticas, não se dispõem a financiar, via aumento de preços, iniciativas para redução da emissão dos gases do efeito estufa.

No sentido contrário, o corte não afeta as férias: elas aparecem em menos de 5% das respostas de que deseja reduzir gastos e somente 3% dos entrevistados indicaram ter cancelado o descanso. Efeito compreensível, especialmente depois de 2 anos convivendo com as restrições impostas durante a pandemia.

O estudo indica que os consumidores estão cada vez mais conscientes de seu bem-estar, considerando a saúde mental como a principal preocupação no pilar de saúde, o que reforça o impacto da pandemia em ajudar a desestigmatizar o tema. Entre os 80% dos consumidores brasileiros que reportaram estar preocupados com sua própria saúde mental, 54% indicam a situação financeira como o principal fator de tensão.

Os hábitos desenvolvidos ao longo da pandemia persistem e impactam na forma como os consumidores passam o tempo em casa. O home office já é uma realidade para mais de 60% dos participantes da pesquisa. No último mês, mais de 50% dos consumidores brasileiros trabalharam de casa pelo menos 1 dia por semana e 18% trabalharam pelo menos 5 dias por semana.

Além de gostarem de passar tempo em casa e praticar atividades caseiras ( como leitura, desenho, jardinagem, cozinhar etc.), o cenário inflacionário e a maior preocupação com o aumento do custo de vida fez com que os consumidores passassem a ponderar ainda mais o custo na decisão de sair de casa, como forma de reduzir os gastos. Mais de 60% indicaram que, para economizar, têm consumido bebida alcoólica mais em casa do que em bares. Enquanto isso, 44% dos consumidores que buscam reduzir as despesas estão passando a realizar mais atividades em casa, como uma alavanca de economia.

Outra descoberta do estudo é que os consumidores se conscientizaram das desvantagens relacionadas ao uso excessivo dos meios digitais e estão tentando se afastar das atividades digitais, em especial como reflexo dos excessos cometidos durante a pandemia. Mais de  20% dos respondentes buscam reduzir o tempo gasto nesses meios, com destaque para a geração Z, onde 30% mencionam esse desejo, especialmente por reconhecerem que geram distrações indesejáveis e prejuízo à saúde.

O levantamento foi realizado junto a 9.765 consumidores com diferentes perfis (gênero, renda, idade e região) em seis países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru entre 10 de novembro a 04 de dezembro de 2022. A Consumer Pulse é uma série de pesquisas criada pela consultoria para delinear o que pensam, sentem e fazem os consumidores na América Latina. Em sua nova edição, traz dados sobre como tem sido o seu comportamento com o arrefecimento da pandemia de covid.

Fonte: Super Varejo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!