Consumidores são mais criteriosos com as compras online

Pesquisa contou com a participação de 800 brasileiros para medir o impacto das avaliações na decisão de compra

Uma pesquisa realizada pela empresa Guia dos Melhores entre os dias 12 e 18 do último mês revelou que as avaliações de usuários têm um impacto considerável nas decisões de compra online. De acordo com o estudo, 8 em cada 10 consumidores (78%), tendem a analisar o escopo de avaliações existentes no anúncio, tanto as positivas como as negativas, antes de realizar a decisão final de compra. Os dados ainda mostram que ao se deparar com uma crítica negativa 67% das pessoas estudam outras avaliações antes de se decidir, e somente 11% desconsideram o produto imediatamente.

“Muitos elementos determinam a decisão de compra para além do preço e do prazo de entrega no e-commerce. O que nossa pesquisa mostra é que os consumidores são bastante racionais e criteriosos na hora de decidir, não se deixando levar por experiências particulares, mas por uma percepção coletiva”, explica Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores.

Os resultados da pesquisa indicam que, dependendo da quantidade, e desde que tenha um equilíbrio entre os dois tipos de comentário, as avaliações com teor desfavorável não têm impacto significativo sobre as vendas. “Mais do que isso, os números mostram como esse instrumento funciona bem, isto é, que as pessoas querem saber como as outras experimentaram aquele produto ou serviço para basear a sua própria compra – e, por que não, a própria experiência”, comenta Eduardo.

A pesquisa com margem de erro de 3,1 pontos percentuais, realizada com 800 brasileiros que possuem conexão à internet de todas as faixas etárias, regiões do País e classes sociais, ainda aponta que um pouco mais da metade das pessoas (53%) afirmam que a quantidade de avaliações disponíveis é o principal critério para prosseguir com uma compra. Além disso, 4 a cada 10 clientes (38%) mencionam as notas atribuídas ao produto como fator de decisão.

O estudo ainda revela uma diferença de comportamento entre as gerações. Os Millennials, (78%) nascidos entre 1981 e 1995, estão mais preocupados com as avaliações e tendem a ler os comentários bons e ruins antes de adquiri-lo. Enquanto isso, a Geração Z (1995 a 2010), nativa da internet, não se preocupa da mesma forma com os comentários antes de efetuar a compra (68%). “Um peso importante pode estar nas redes sociais: os millenials experimentaram a mudança da vida em direção a elas, enquanto os mais jovens já nasceram consumindo e interagindo, na mesma intensidade, por mídias como o Instagram e o Facebook”, explica o fundador do Guia dos Melhores.

Os dados também revelam que a Geração X (1965 a 1980) é ainda mais influenciada pela as avaliações, sendo que 87% consideram o conjunto de comentários antes de comprar. Contudo, os números se alteram sobre quando o assunto é o comportamento de cada geração com a pesquisa dos produtos nas redes sociais. Os brasileiros acima de 50 anos (36%) priorizam buscadores, como o Google. Além disso, 35% dos Millennials procura as informações do produto nas redes sociais, enquanto para a Geração X esse número é mais elevado (45%).

Fonte: SA Varejo

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