DATAS COMEMORATIVAS TRAZEM OPORTUNIDADE NO SEGUNDO SEMESTRE E INOVAÇÃO É O GRANDE DIFERENCIAL PARA AS MARCAS
Live commerce está entre as estratégias que podem trazer melhores resultados para o varejo.
Em um ano de instabilidade econômica, os negócios no Brasil precisam se reinventar para conseguir bons resultados e superar as dificuldades durante o processo de retomada econômica. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2022 a economia brasileira teve um crescimento de 1,0%, quando comparado ao trimestre imediatamente anterior. Quando comparado ao mesmo período no ano anterior, o crescimento foi de 1,7%.
Com resultados que trazem uma esperança de crescimento da economia neste ano, o segundo semestre chega trazendo muitas oportunidades para o varejo, que deve saber aproveitar sobretudo as datas comemorativas, como o Dia das Crianças, Black Friday e o Natal. No entanto, é preciso que as empresas se preparem com antecedência para se diferenciarem e ter boa performance nas vendas.
Para Marcio Machado, CEO e fundador da StreamShop, plataforma de vendas digitais e startup pioneira em live commerce no país, o primeiro passo é garantir a presença digital da marca, atualizando o site da empresa, o perfi l no Google e caprichando nas postagens para as redes sociais. Além disso,
também é importante focar em produtos e serviços que sejam atrativos para os consumidores, principalmente aqueles que estão buscando presentear.
“Ofertas também ajudam a faturar mais em datas comemorativas. Vale criar algo que faça sentido para o seu negócio e o consumidor final, como descontos, cashback, combos, frete grátis ou cupons, por exemplo”, sinaliza Marcio. Apesar da importância de estruturar a empresa no online, o offline também deve receber atenção. “Se o seu negócio for físico, é fundamental caprichar na decoração da loja para atrair os clientes e mostrar que há ações específicas para uma data em especial. Na internet, é preciso fornecer informações corretas em todos os canais de venda, incluindo preço, disponibilidade e prazo de entrega, que não podem falhar”, explica o CEO da StreamShop.
Tão importante quanto as vendas, Marcio também alerta sobre a importância de um equipe bem treinada para o pós-venda, possibilitando uma experiência de compra completa. “Depois que a data comemorativa passar, é hora de esperar possíveis trocas, que sempre acontecem. Toda a equipe deve estar preparada também para este momento, que é uma boa oportunidade para fidelizar o cliente e atrair uma venda adicional”, alerta.
Live commerce como estratégia
O live commerce, formato de vendas que usa a tecnologia de transmissão ao vivo para demonstrar um produto ou serviço e vendê-lo ao vivo, é uma estratégia utilizada para humanizar os negócios. Segundo uma projeção da iResearch, em 2020 esse mercado movimentou.
O live commerce, formato de vendas que usa a tecnologia de transmissão ao vivo para demonstrar um produto ou serviço e vendê-lo ao vivo, humaniza os negócios. Só em 2020, esse mercado movimentou 70 bilhões de dólares. Além da humanização durante as vendas, dentro do varejo o formato também traz a experiência do mundo físico para o digital.
“As vendas via streaming otimizam tempo e investimento das marcas em novas ferramentas de negócio. Para as varejistas, é uma solução para alavancar os negócios, sobretudo em um momento de recuperação econômica. Uma pesquisa que realizamos com dados das operações em 2021 da StreamShop revelou que o principal atrativo do formato live commerce é a alta taxa de conversão, que é de 16%, ao passo que, no e-commerce tradicional, o número é de 2%”, pontua Marcio.
Trabalhando com pessoalidade, realismo e interação em tempo real, as marcas que optam por investir o live commerce devem produzir um roteiro bem-feito para o evento, escolher uma plataforma segura e confiável e criar uma estratégia para divulgar o produto. “Apenas criar um evento sem direcionamento não trará os melhores resultados para a ação”, ressalta.
Pelo fator novidade, o CEO da StreamShop aponta que os mercados com maior adesão às lives commerces são algumas capitais como São Paulo, que concentra 12% do tráfego das ações, Rio de Janeiro, com 7%, seguido de Belo Horizonte e Brasília – ambas com 3%, mas já temos mais de mil municípios participando das lives. “Como se pode ver, não há barreiras de localização ou posicionamento para investir em live commerce. Basta apenas ter uma marca, bons produtos ou serviços e uma dose de inovação e criatividade”, destaca Marcio.
Expectativa de crescimento para o Ceará no segundo semestre
No primeiro trimestre de 2022, os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará apresentaram resultado positivo com avanço de 0,16%, puxado, principalmente, pelo crescimento de 1,27% no setor de serviços. Na análise do 1° trimestre de 2022 com o mesmo período de 2021, o Ceará cresceu 1,96%, enquanto o Brasil avançou 1,7%.
Em junho, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) revisou a previsão do resultado do PIB do Ceará para um avanço de 1,57% em 2022. Na previsão anterior, de março, a alta projetada era de 1,25%.
Com expectativa de crescimento no segundo semestre, as datas comemorativas devem movimentar o varejo cearense, que busca inovar nas estratégias de vendas. Diante deste cenário, as live commerce podem ganhar força no estado. O modelo, que já foi utilizado por marcas cearenses, pode contribuir para resultados mais significativos no setor.
Por Letícia Lavor