QUAIS SETORES PODEM SE BENEFICIAR DAS TENDÊNCIAS LOGÍSTICAS AO LONGO DESTE ANO?

A inteligência artificial está se desenvolvendo rapidamente com o uso de algoritmos mais avançados

e o design de aplicativos móveis mais efi ciente. Esta evolução permite que a logística seja um ponto crucial para o crescimento de diversos setores ao longo deste ano, como o varejo, mercearias e as chamadas dark stores – centros de distribuição focados em e-commerces. Essa novidade é fruto de uma análise realizada pela Borzo (ex-Click Entregas), startup de intermediação de entregas expressas.

As empresas de entregas rápidas são um dos elos cruciais dentro da rota do e-commerce. Elas são as encarregadas de bater à porta do consumidor com o produto adquirido, e precisam ser capazes de decifrar os “sentimentos” do cliente antes da experiência de compra — definindo as tendências em termos de logística. “Atualmente, o prazo de entrega é um dos principais motivos pelos quais um cliente decide converter um produto virtual que está no carrinho de compras de um site para uma realidade dentro de sua casa. Ele prioriza as entregas expressas de tal forma que se compromete a pagar uma taxa extra desde que os produtos cheguem às suas mãos com mais rapidez e segurança”, explica Bruno Sá, Country Manager da Borzo no Brasil.

Compras online se tornam um hábito

O modelo de compras online atualmente não possui a mesma percepção de antes da pandemia, já que com o confinamento, as pessoas adaptaram a média dos custos econômicos e até de saúde relacionados à ida às lojas — principalmente por conta de aprimoramentos no comportamento das empresas, que faziam entregas sem contato, por exemplo.

Estudos indicam que a incerteza de receber os produtos desencorajava as compras online, percepção que mudou – apesar do aumento nas reclamações por conta do aumento do fluxo de entregas. Mesmo

assim, agora os consumidores consideram abastecer a despensa ou pedir comida em casa para economizar com os custos de transporte, combustível, ou mesmo pela comodidade de acompanhar o melhor preço e o local onde está disponível o produto desejado, tudo isso sem sair de casa.

Para que as diferentes empresas consigam convencer o cliente a fechar uma primeira compra — e para que esta se torne o início de uma relação de fidelização — a escolha do serviço de entrega se tornou fundamental. Os custos de envio são importantes, mas podem ser alterados quando as empresas de logística implementam tecnologias que otimizam rotas.

Varejo é o setor mais beneficiado

O varejo continua sendo o líder das vendas online, com crescimento esperado de 30% a 40% em 2022, segundo especialistas da Borzo. Para atingir esse valor, inteligência artificial e algoritmos são implementados em aplicativos de diversas formas, incluindo serviços de personalização de mensagens instantâneas, para que o comprador receba um link a partir do qual possa acompanhar o rastreamento de seus produtos, reduzindo a ansiedade e aumentando a confiança em relação à empresa em que foi feita a compra.

Os aplicativos móveis de logística estão cada vez mais adaptados aos vendedores. Ao aumentar o nível de vendas, eles podem automatizar as rotas de entrega, otimizando custos ao reduzir as transferências, uma vez que os algoritmos rastreiam os locais onde as mercadorias são coletadas e as áreas onde serão

entregues. De acordo com o executivo da Borzo, existem opções de envios a partir de R$ 11,50, com possibilidade de solicitar envios protegidos com valor declarado e reembolsos com valor correspondente a 1% do valor da nota fiscal.

“O atendimento ao cliente é extremamente importante e, ao mesmo tempo em que a facilidade de escolha dos produtos é relevante, as múltiplas opções para efetuar os pagamentos corretamente e o acompanhamento da opinião do cliente são fundamentais. A forma como o cliente recebe seu pedido também é primordial. É aí que a automatização das entregas e algoritmos de roteirização fazem a diferença, além do fato de que entregas expressas completadas em até 2 horas se tornam possíveis com essas tecnologias, reduzindo os custos em até 80% em relação à logística tradicional.”, explica de Sá.

Mais setores que precisam de logística eficiente

A Borzo percebeu que, de todos os setores imersos no e-commerce, os mais interessados em aumentar a eficiência são os do varejo, que apostam no omnichannel. Em um segundo momento, o benefício das entregas expressas atinge a indústria de congelados, por exemplo, cuja cadeia de frios possui operações de alto custo. Com entregas em formato “urgente”, suas operações precisam de agilidade e uma maior movimentação em seu estoque.

“Não menos importante – e onde o foco está neste ano — é o setor de mercearia. As operações de entregas rápidas devem ser impulsionadas em cerca de 30% a 50%, já que as empresas encontraram uma nova forma de estocar produtos básicos de consumo das famílias no mercado e as compras online possuem custos semelhantes aos identificados em lojas físicas”, explica o country manager da companhia.

Soma-se às tendências apontadas a das dark stores, empresas que não possuem lojas físicas abertas ao público, mas que cumprem os regulamentos das plataformas para atender envios de diversos itens. As “dark kitchens” — restaurantes sem espaços físicos para circulação de consumidores — são as que regem essa área e, como o restante dos envios do setor de restaurantes, segundo estimativas de Borzo, registram uma expectativa de crescimento de três dígitos ao longo deste ano em canais diretos e 15% via vendas da plataforma. Ambos tiveram esse crescimento apoiado por serviços de entregas no período de pandemia.

A aposta em aumentar os serviços logísticos para o varejo também é positiva, com estimativas entre 30% e 40% de crescimento. Outras áreas também possuem estimativas semelhantes, como farmácias e petshops — cerca de 30% de previsão de acréscimo. Ao conectar produtos, seguindo as tendências de mercado, tecnologia e implementando soluções logísticas eficientes e de custo acessível, como no caso das plataformas de intermediação de entregas, os consumidores seguirão mais interessados em manter uma relação de longo prazo com essas empresas.

Sobre a Borzo

A Borzo é um serviço global, sediado em Amsterdam (Holanda), de intermediação de entregas expressas que permite a entrega de mercadorias de qualquer peso ou tamanho dentro da mesma cidade no mesmo dia, por meio de qualquer rota, por diferentes tipos de transporte e por um preço competitivo. Seus algoritmos otimizam diversas entregas paralelas, considerando rotas geográficas, conteúdos de pacotes, entregadores autônomos parceiros, entre tantos outros fatores, para garantir a viabilidade da entrega no mesmo dia. A companhia está presente em 10 países, incluindo Brasil, Coreia do Sul, Filipinas, Índia e Indonésia.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!