Dia do Cliente: 4 dicas para um bom atendimento

Para atrair público e fidelizar consumidor, é preciso treinar bem a equipe, entender o cliente e garantir uma boa experiência

No dia 15 de setembro é celebrado o Dia do Cliente, para os varejistas, principalmente de lojas físicas, o atendimento é essencial para uma boa venda e fidelizar clientes. Ter alguns diferenciais no atendimento, pode ser decisivo no momento da compra.

“Uma boa experiência de consumo engloba tudo, da satisfação com o produto comprado e das condições de compra, até a maneira com que o cliente é atendido. Esse consumidor que vai até a loja gosta do atendimento físico, mas também quer ter facilidades e conveniências. O varejo precisa oferecer essa experiência de qualidade se pretende converter e fidelizar mais”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa de tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda.

Pensando nisso, Juliano traz quatro dicas para ajudar a construir um bom atendimento no varejo físico e assim atrair mais clientes e vender mais.

1-Treine sua equipe

Para um bom atendimento, é imprescindível treinar as equipes envolvidas. Os funcionários que ficam na linha de frente e interagem com os clientes têm impacto direto no sucesso do negócio. Precisam conhecer bem os produtos que oferecem, estar alinhados e motivados para o trabalho.

2-Conheça e entenda o seu cliente

Seu time precisa estar atento às vontades e necessidades do cliente. Além da abordagem no atendimento, demonstrando interesse no que ele procura e disposição para ajudá-lo a encontrar o que precisa, é importante aproveitar a presença dele na loja para coletar informações que podem ajudar o negócio a construir uma experiência mais personalizada para esse consumidor.

3- Entregue experiência ao cliente

A experiência do cliente é essencial para a tomada de decisão de compra. O lojista precisa entregar algo a mais do que os produtos disponíveis. Vale desde a música ambiente colocada na loja para criar um clima agradável ou promover degustações, se o negócio é do ramo alimentício, até entregar brindes e realizar campanhas e ações especiais em datas comemorativas.

4- Faça o pós-venda

A qualidade do atendimento não se limita ao ambiente físico da loja. O pós-venda é parte do processo e tem grande influência na avaliação do consumidor.

Fonte: Super Varejo

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